Casa Sobre a Rocha – O que fazer quando alguém que você ama toma decisões erradas

Marcos 4:21-23 Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

Há pessoas que tiveram uma boa família, criados de forma maravilhosa, orientados por um pai cristão, pessoas que a vida não lhes poderia ser melhor. Pessoas que tiveram a segurança de uma casa, de um lar, de uma família, e viram sempre a provisão abundante de Deus.

Mas, um dia, tiveram uma decisão errada, fizeram uma má escolha.

Você sabe, o inimigo cria situações, abre brechas, e as vezes por uma ambição que não foi bem avaliada, por um momento de prazer, por um erro de atitude equivocada, há pessoas que complicaram sua vida pelo resto da vida.

Esse não é um caso de ficção, mas tirado das paginas da Bíblia Sagrada. Um homem que todos conhecem, cujo nome significa o amado, o rei Davi, o caçula de 10 irmãos, filho de Jessé.

Davi, um homem rico, um homem cheio do Espírito Santo e que, num certo momento da sua vida, deixou uma brecha, errou, pecou. Mas veja o que Davi era…

1Samuel 16:18 Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.

Veja, um homem com todas as características e qualidades, não só qualidades físicas, emocionais, familiares. E que, um dia, sem necessidade, ele se apercebeu que não era isento de defeitos, ele tinha fraquezas. Porque a história nos mostra que ele teve um caso com uma mulher casada chamada Bet-Seba, esposa de um comandante chamado Urias.

E como ninguém é isento de defeitos e todo ser humano tem fraquezas, Davi teve uma relação extraconjugal, e engravidou essa senhora. Ele sabia dos riscos, assumiu os riscos, sabia das consequências, mas mesmo assim ele fez.

 

O que você deve fazer quando um filho, que você criou com todo cuidado, carinho e segurança, te trai?

Como proceder, quando você cria uma filha com carinho e amor, e descobre que ela está na droga?

Como proceder quando uma pessoa, aparentemente, é fiel seguidor da obra do Senhor, e que, por ato equivocado, peca?  Como proceder, porque somos uma família, a família Cristo Vive, e cada um tem uma família?

E você sabe, a tradição não sabe conviver com as pessoas feridas.

Teve até um pregador que disse – nós somos o único exército que mata os seus feridos.

Então, um grande amigo de Davi, o profeta Natã, foi o instrumento de Deus para confrontar Davi. Não para o excomungar, para matar, mas para resgatá-lo.

Por que, o que fazer diante de uma situação tão difícil/? Porque Davi foi o fundador de uma dinastia de reis. Davi era um profeta, tinha um nome que já identificava sua relação com Deus – o amado.

Como é que um homem assim não sabe que tem defeitos e que tem fraquezas como eu e você temos?

E vou dizer mais – nunca diga – eu garanto meu taco – não se garanta por nada. Cuidado.

Porque Davi dizia certamente dizia – eu me garanto.  Até que um dia ele olhou do seu palácio e viu uma mulher muito bonita e disse – eu quero esta mulher.

Era risco? Era.  Era doloso? Era.  Era casada? Era. Ele sabia que esta relação ia destruir as famílias.

 

O que fazer quando uma pessoa que você ama dá um passo destrutivo? Faz uma má escolha. Dá um passo errado. E não estou falando de pequenas coisas da vida, mas de assuntos sérios da vida.

Assuntos que tem implicações fortes. Que implica, às vezes, uma pessoa perder um emprego de grande remuneração. Ou implica em envolvimento com droga. Caminhos de ocultismo.  Problemas familiares difíceis. Quantas pessoas são insensatas no convívio homem x mulher.  Muitas vezes vivem de explosões temperamentais. As vezes são abusos, violência, que afetam a família e muitas vezes as pessoas não reconhecem sua parte na culpa.

 

Cada historia tem 3 partes – a minha, a da outra pessoa, e a de Deus. Porque, as vezes, as pessoas vivem numa contenda no dia a dia, ouvem palavras criticas, atitudes cruéis, de pessoas que só pensam em si e não pensam no outro. Que não servem o cônjuge como a Bíblia ensina. Não levantam seu parceiro, não encorajam, deixam de ser aquilo que propuseram no dia do casamento. Deixa de haver respeito e se ferem constantemente.

Então, é muito difícil a pessoa reconhecer os seus erros, ela sempre culpa os outros.

Às vezes, a gente vê pessoas que estão indo bem, trilhando o caminho certo, e de repente passaram por dramas dentro da família e buscaram fora do casamento uma relação, sabendo que isso implicaria numa guerra, numa destruição.

É aquele jovem que lhe oferecem droga, e ele sabe que isso é pra matar, pra destruir, mas eles vem com uma proposta, dão uma cantada e o jovem cai por causa de uma decisão errada.

 

Então, o que dizer, o que fazer, quanto alguém que você ama faz uma escolha errada? Procura maus caminhos.  Quantas famílias que criaram bem seus filhos e eles enveredam por caminhos de ruína.

Sabe o que a tradição diz?  Joga fora no lixo.

Mas nós somos de Deus, e eu sei que este é um tema muito difícil de abordar. Muitos tem ideias pré concebidas, temos conceitos errados da vida, mas precisamos ter uma visão correta da vida e não distorcida. Não colocar a culpa nos outros como Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente.

Amados, sempre tem uma serpente. Sempre tem uma Eva e sempre tem um Adão.

E nós não sabemos conviver muito bem com estas situações.  Mas Deus nos ensina na sua palavra.

E eu quero que cada um aprenda sobre isso, mesmo que não tenha uma situação dessas, mas poderá ter. Assim como ninguém imaginava que um rei, fundador de uma dinastia de reis, cheio do Espírito Santo, profeta do Senhor, houve um dia em que ele pulou fora do trilho.

E a tradição evangélica cristã diz – exclui, joga fora no lixo, deserda.  Isto é o que diz a tradição.

 

Então, primeiro quero mostrar que as pessoas tem uma visão errada da graça de Deus e do amor de Deus.  Tem gente que tem marcas profundas na sua alma, por causa de um erro do passado, foram julgados por um altar, e altar não é lugar de julgamento. Mas o altar tem que mostrar a visão correta de quem é Deus, como o amor de Deus age, e como é a perfeição da graça de Deus.

E você vai entender mais o que é a graça de Deus, o amor de Deus, e o que é aceitação.

Porque tem gente que acha que a graça é um caminho de vida sem responsabilidade.

 

Quando você diz – eu sou salvo pra sempre – muita gente pode dizer – então você pode pecar à vontade.  Porque esta é uma visão distorcida da palavra de Deus. O caminho da graça de Deus é um caminho de grande responsabilidade.  O amor de Deus é eterno, não se apaga, e o nome não é tirado do Livro da Vida, porque o livro de Apocalipse diz – jamais apagarei o teu nome do Livro da Vida.

Então, se o amor de Deus não muda, se Deus não apaga o nome do Livro da Vida, quando uma pessoa toma uma decisão errada, o que devemos fazer?

 

Ouça, a graça de Deus é o único caminho de grande responsabilidade.

Eu já fui católico romano, já fui da lei, e eu não tinha nenhuma responsabilidade com Deus.

Mas, quando a graça de Deus iluminou os olhos do meu coração, e ficaram desembotados, eu pude compreender a minha parte na herança dos santos, e comecei a entender alguns fatos que são próprios da ação de Deus, quando alguém pula fora do trilho, ou tem uma decisão errada.

 

1-A Graça de Deus é amor, aceitação, reconciliação. Somente a Graça de Deus tem poder para nos conduzir à vida eterna.

Hebreus 12:4-5 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;

A Bíblia diz que o pecado está aí e que ele precisa de uma resistência. Porque todos nós somos frágeis, temos todas as fraquezas que tinha Davi. Temos todos os defeitos da nossa carne. Eu não me garanto de nada com minha carne. A minha garantia e Jesus Cristo na minha vida. É a força do Espírito Santo, o temor do Senhor.  É este o nosso forte amparo.

Porque diz – na vossa luta contra o pecado. Quer dizer que todo dia você e eu temos uma luta contra o pecado.  Pode ser um rei, pode ser um profeta de Deus, pode ser eu ou você.

E, no pacto da graça de Deus, Deus disciplina, Deus corrige e Deus açoita.  Isto você tem de entender.

E numa situação dessas, temos de entender, pode ser filho, marido, esposa, pode ser rei, há um tipo de comportamento que nós, como igreja, devemos ter.

 

Primeira coisa é saber que Deus tem 3 níveis de disciplina- disciplina, correção e açoite.

Às vezes, o açoite é porque Deus já disciplinou, já corrigiu, e a pessoa endurece o coração e há um  dia em que é quebrado sem que haja cura, disse o sábio em Provérbios, e o açoite vem como morte.

Hebreus 12:6-7  porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

Hebreus 12:8  Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

Quando você vê um individuo pulando cerca, cheirando droga, falando mal e nada lhe acontece, é um bastardo. É filho da perdição. Mas um filho de Deus, as vezes com uma ambição descontrolada, mete os pés pelas mãos. E as igrejas simplesmente mandam embora.  E normalmente a pessoa mesma corre pra outra igreja para não ser motivo de escândalo.

 

Eclesiastes 8:11 Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.

É aqui que reside o problema, porque as vezes a pessoa mete o pé na argola e nada lhe acontece. E então põe o outro pé e diz – não me aconteceu nada. E põe o outro pé e diz – não me aconteceu nada.

Mas é que Deus diz que não executa logo a sentença porque a tendência do coração é praticar o mal.

E Deus quer que a pessoa reflita e volte.

Colossenses 3:23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,

Colossenses 3:24-25  cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Nem Davi, nem o Apóstolo, nem o Bispo, nem o papa. Deus não tem gente de primeira classe e de segunda classe na igreja. Não há gente especial e os outros de segunda classe.  Deus nos trata como filhos.

Então confrontar problemas é parte do cristianismo. Porque Deus não mostra só o problema, Deus nos mostra soluções. Deus nos ama incondicionalmente e não nos rejeita.

Hebreus 13:5,6 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

Você sabe, como Deus disse – não vou te abandonar – a tendência do homem é praticar o mal.

Mas Deus não executa logo, porque se Deus executasse logo, nenhum de nós estaria aqui hoje.

Deus dá corda, pra depois puxar a corda, com disciplina, correção e açoite.

Porque o bastardo pode se drogar, matar, roubar, adulterar, pintar o sete, que nada lhe acontece.

Deus nos ama, mas esse fato não significa que posso fazer da sua graça libertinagem.

 

2- Porque Cristo nos amou e pagou o preço pelo perdão dos nossos pecados , de uma vez para sempre , não significa que podemos viver pecando.

Gálatas 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

Não dar ocasião à carne, que foi o que Davi fez. E ele tinha muitas mulheres. O sistema monárquico daquela época permitia isso. O rei conquistava outro reino e as mulheres eram a prova da sua vitoria, da sua autoridade. Davi tinha esposa e não precisava disso. Mas Deus ocasião à carne.

 

Judas 1:4 … transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Amados, nada faz Deus deixar de nos amar. Por pior e mais feio que seja um pecado, Deus não deixa de nos amar. Mas ele diz – a vida cristã tem responsabilidade. Não posso transformar a graça de Deus em libertinagem. Deus não rejeita, não desampara, mas ele disciplina, corrige e açoita. E o açoite, as vezes, é morte prematura.

Provérbios 28:23 O que repreende ao homem achará, depois, mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.

A Bíblia está mostrando que o verdadeiro amor exige repreensão. Quer dizer que nós, como pais e como mães, eu como pastor, temos um chamado a mostrar à pessoa que a repreensão não é um cajado destrutivo.  Temos que dizer a verdade à pessoa. Porque às vezes a pessoa não percebe.

É aquela mulher que maltrata o marido e diz: – pega tua mala e vai embora. Sete anos depois ele pega a mala e vai embora. E então ela pede – Por favor, orem por mim, porque meu marido foi embora.

Então, já temos uma ideia do que é a graça e o amor de Deus.

Deus ama, não deixa de amar, mas ele exige responsabilidade.

 

3-Alguns têm uma visão distorcida da vida Cristã, acham que seus atos só dizem respeito a Deus e eles, são individualistas.

Às vezes, você diz para uma pessoa – olha, você está num caminho equivocado. E a pessoa responde:  – isso é comigo. Ninguém tem nada a ver, a minha vida é minha, e isto é entre mim e Deus.

Só que isto não é verdade. Nós somos um corpo. Se a minha mão dói, o resto do corpo sente a dor. Portanto, o teu problema não é entre você e Deus. O teu problema é nosso problema.

Efésios 4:25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

O teu problema não é teu com Deus. O teu problema é nosso problema. É por isso que dizem quando há um escândalo: – A Igreja de Jesus.  Todos entramos no balaio de gatos. Somos membros uns dos outros. Então a vida cristã não é individualista, não podemos viver isolados, pertencemos a família de Deus nesta terra. Mas quando uma pessoa tem visão distorcida do que é cristianismo, ela não sabe que quando um é ferido todos são feridos. Quando um é honrado todos são honrados.

Então, Deus não trata apenas individualmente, mas Deus trata como igreja dele.

A salvação é individual.

 

4-Outro erro é pensar que a vida Cristã só acontece em grupos, que está salvo por pertencer a este ou aquele grupo.

João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Isto é individual. Mas quando se trata de igreja, corpo, Deus trata como um todo.

Temos o programa de televisão de manhã, todos estamos lá, porque é o corpo, a igreja do Senhor.

Então, não posso dizer – Ninguém tem nada a ver com a minha vida – você tem a ver com a minha e eu com a sua. Nós temos a ver com a vida uns dos outros, sim. Queremos o melhor para os outros, sim.

Mas é difícil confrontar pessoas quando você ama. Mas, nesse caso em que a pessoa toma uma decisão errada, temos de fazer o que a Bíblia manda. Temos que confrontar, falar, dizer à pessoa, porque a Bíblia diz que se você resgatar uma pessoa da morte, você salva a alma dela.

 

5- Demonstramos amor quando falamos a verdade, mostramos nossa posição firme na Palavra, firmes na Graça de Deus.

João 1:17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Somos o povo da graça e da verdade. E falamos a verdade quando alguém toma uma atitude errada.

Eu sei que a pessoa que erra nunca quer ser confrontada, mas é a nossa obrigação – chamar um pai, uma mãe, um filho, uma filha… é por isso que existe igreja. O amor tem exigências.

1Coríntios 13:6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

A verdade é a principal virtude de uma igreja. Quando se descobre alguém que errou, temos que falar a verdade para a pessoa que errou. Porque enquanto Davi estava no pecado dele, ele não se apercebeu dos crimes que estava cometendo.  A verdade produz crescimento, maturidade.

Efésios 4:15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Se você sabe que na sua família só se fala a verdade, dentro da igreja só se fala a verdade, isto é maturidade. E a pessoa tem que saber que, se tomou um passo equivocado, ela tem de ser chamada a atenção. Porque é muito simples a pessoa pegar o cavalinho e fugir pra outro ministério.

Mas o problema vai atrás. E você tem de solucionar os problemas na igreja.

É preciso falar a verdade com amor.

Tiago 5:20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

Então, como é que eu sei que uma pessoa está errada e não vou até ela para converte-la do pecado?

Tem que falar, sim.  É a nossa obrigação.  Porque não é problema dela. É problema nosso. Quando um membro é ferido todos somos feridos. Quando um membro é exaltado e honrado todos somos horados.

Diz que converte o pecador. Converter é restaurar a relação desta pessoa com Deus.

Quando você vê alguém que você ama ter atitudes erradas, ou decisões equivocadas, mesmo que isso seja um risco, tem que falar com a pessoa.

Senão, depois a pessoa vai dizer: – todo mundo sabia que eu estava errado e ninguém me falou, ninguém me ligou, ninguém foi me buscar.  Se você sabe, você tem de falar, pra tirar a alma do pecado, do caminho errado e salvar da morte essa pessoa.

Quando uma pessoa abre uma brecha, é como estar protegido debaixo de um  guarda-chuva, e ir pro mundo, e assim sai dessa proteção. E a chuva bate.

 

6-Quando alguém que você ama , tem atitudes erradas ou toma decisões equivocadas, repreende-la também é um ato de amor. Como na história do Profeta Natã, Davi e Bate-Seba.

2Samuel 11:27 Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR.

Davi não estava conseguindo entender que o que tinha feito era errado. Tinha feito Urias morrer no front de guerra. Ficou com a mulher dele.  Era um caso gravíssimo.

Como aconteceu há pouco tempo com o rei Juan Carlos da Espanha. Foi secretamente pra África caçar elefantes, levou uma amante junto, caiu um tombo e teve de voltar urgente pra casa e todo mundo ficou sabendo. E ele acabou abdicando do trono da Espanha.

Mas para ele não havia erro, como foi com Davi. Quando as pessoas estão envolvidas com o erro elas não notam que estão erradas. E não estou falando só de problemas com sexo, mas de ambições desmesuradas, atitudes equivocadas.  Porque a Bíblia diz que o pecado está ali todo dia, e temos de resistir até o sangue. A coisa que o diabo mais gostaria é que eu e você caíssemos. Fossemos motivos de escândalo para a sociedade.

Então, quando você confronta uma situação, você tem de estar seguro disso, não pode ser uma fofoca.

Por isso é que a palavra diz – isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR.

Então, ele teve uma relação extraconjugal, ele sabia que estava destruindo uma família, ele afetou a reputação da outra família, de Urias.  E a Bíblia diz que Davi estava errado, foi mal aos olhos do Senhor.  Então precisava aparecer um profeta.

2Samuel 12:1-2 O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número;

Veja como é importante um pai, que é o sacerdote da casa, o profeta da casa, dizer ao filho: – Vem cá, vamos conversar. Deus enviou Natã a Davi. E Natã começou de leve, a contar uma história. Ele não chegou já chamando Davi de vagabundo, sem vergonha, rei dos infernos, vai ter de fazer um descarrego.

2Samuel 12:3  mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.

2Samuel 12:4  Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.

2Samuel 12:5  Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.

Essa é a lei, a lei manda matar.

2Samuel 12:6-7  E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;

2Samuel 12:8  dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.

2Samuel 12:9  Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.

Você está entendendo esta história bíblica?  Porque Davi não se apercebeu que estava cometendo uma serie de delitos. Mas uma boca de Deus teve de se levantar pra falar com ele.

Porque isso são coisas de família, tem implicações com marido, mulher, filhos, reinado, família, empresa, negócios, igreja.

E Natã só pode chamar a atenção de Davi porque ele tinha um bom espírito. Ele não veio com espada.

Ele disse – Tu desprezaste a palavra do Senhor. É por isso que ensinamos todos os domingos a palavra, porque não se pode desprezar a palavra. E não é com profetada, é com palavra bíblica.

Provérbios 27:6 Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.

O profeta chegou e contou uma história a Davi. E Davi, quando ouviu o que o homem rico fez com o pobre, ficou furioso e disse – Mata! E o profeta diz: – Mas esse homem é você.

Então, se Deus te usar para falar com alguém, você tem de ter uma vida correta. Porque a outra pessoa pode também querer falar verdades pra você. Por isso é que Deus enviou um profeta.

Mateus 18:15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.

Pode ser um filho, uma filha, marido, esposa, amigo. Entre ti e ele só.

Por isso, amada, habitue-se a falar das coisas de você e seu marido, só com ele. Você e a sua mulher só. Você e os seus filhos só. Isso é muito importante.

Gálatas 2:11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível.

Veja, Pedro estava com um comportamento equivocado da graça e Paulo chegou e resistiu-lhe face a face.

Então, Natã teve coragem, era um homem comprometido com Deus.

2Samuel 12:7  Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;

Sabe, isso era mais uma ambição, era mais uma mulher, era adultério. Mas Davi achava que ninguém tinha nada a ver com isso, ele era o rei. Um assassinato… o problema é meu, eu sou rei.

É porque às vezes as pessoas não veem os defeitos que tem, mas eu tenho defeitos e você tem defeitos. E a Bíblia diz que é preciso resistir estas coisas até o sangue. Senão a vida bagunça e as famílias se tornam praças de guerra, em vez de serem famílias de paz.

Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

É que quando você corrige alguém você tem de ter uma vida correta, senão você pode ser tentado também. Então o que fazer?

Ore sempre pela pessoa que você vai confrontar ou falar, em amor e mansidão. Você que é espiritual, corrija com brandura. Escolha a hora certa. Não acuse, não aponte o dedo, não mate o ferido.

Deus quer que seja restaurado.

Para encerrar, as pessoas tem que saber quais são as consequências de uma atitude errada, ou de uma decisão equivocada. As consequências – porque Deus não mostra só o problema, Deus mostra a solução.

2Samuel 12:10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

2Samuel 12: 11-12  Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.  Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.

Por isso, amado, não dá pra esconder nada. A pessoa pode esconder um mês, dois, mas não dá pra esconder a vida toda. Há um dia em que a coisa vem à luz. Deus disse a Davi: – Você fez em oculto, mas que farei isto perante todo o Israel e perante o sol.

E qual é a reação de uma pessoa da lei quando ela é confrontada?  Ela diz – vou-me embora da igreja.

Todas as pessoas que tiveram um comportamento errado foram embora da igreja.

Mas se a pessoa é um eleito de Deus, se realmente é um salvo, como era Davi, cheio do Espírito Santo… sabe o que a pessoa vai dizer?

2Samuel 12:13,14 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.

Você vê, uma pessoa que tenha um comportamento errado, blasfemam contra a igreja toda.

E as pessoas não tem piedade, quando é pra blasfemar, blasfemam mesmo.

E a consequência do pecado – o filho que te nasceu morrerá. As consequências, amado.

Tudo na vida é uma semente, e semente gera sempre colheita. Isto é o que eu quero deixar como referencia a cada um de vocês que amam este ministério.

São as consequências. O que parecia sigiloso, e o que parece sigiloso, se torna público.

E o que queria o profeta Natã? Queria resgatar a alma, Natã queria traze-lo à verdade, mostrar-lhe as consequências. Dizer – Deus te perdoou, Davi, porque Deus é um Deus de perdão. Não morrerás.]

Mas tu fizeste com que as pessoas blasfemassem. Deus te perdoou. Deus te ama.

O que Natã fez? Ele restaurou Davi. Mostrou-lhe a graça de Deus.

Olha, quantas pessoas erraram e estão aí pelo mundo? Porque não foram ajudadas, não foram resgatadas. Não viam o erro, e as pessoas veem mas não fazem nada. As vezes é um filho, uma filha, marido, esposa, amigo. E as pessoas estão entre a vida e a morte e elas só precisam de uma palavra de amor.

Porque Davi era um homem segundo o coração de Deus. E Natã foi um presente de Deus pra Davi, quando Natã teve a coragem de dizer: – Sabe quem é esse homem que matou a cordeirinha do homem pobre|? É você.

Naquela hora, quando Davi ouviu – tu és o homem – a alma de Davi foi resgatada.

E Natã foi muito habilidoso para falar com Davi.

 

Então, qual a lição importante que tiramos desta mensagem?

Primeiro lugar, a melhor pessoa do mundo, a melhor mulher do mundo, o melhor homem  do mundo, se não for vigilante, pode pecar.

Segundo lugar, um sincero arrependimento traz o perdão de Deus.

Terceiro lugar, todo erro tem consequências, e ninguém pode eliminar as consequências de um erro.

Então, seja instrumento de Deus, e salve alguém que precisa.

Seja a boca de Deus pra dizer a algum Davi da vida: – Deus ama você, mas ele quer que você saia desse pecado. Abandone esse erro. Fale a verdade, resgate. Mas tome cuidado, porque se você não for correto, você também pode ser confrontado com a verdade.  Você também pode ser o próprio Davi.

Assim Seja, assim disse o Senhor.  Amém e Amém.  E ao Seu Nome Toda a Glória!

Um Presente Para Você

Deixe um comentário