O RIO DA ÁGUA DA VIDA

Apocalipse 22:1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Apocalipse 22:2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

Meus irmãos amados, minha família bendita, povo do Senhor, eleitos segundo a presciência, a determinação de DEUS, chamados e predestinados para viver em perfeita vitória.

A profecia que recebemos é de uma profundidade inesgotável. Porque fala do rio da água vida. E aqui no Apocalipse diz que as águas eram brilhantes como cristal. Esta profecia, transmitida pelo profeta Ezequiel e pelo apóstolo João, ela se adequa ao momento dramático que a humanidade está vivendo. Ela fala de restauração. Exatamente como aconteceu com o povo de DEUS que estava no cativeiro da Babilônia. Porque, de repente, DEUS traz uma palavra de restauração, dizendo que o templo de Jerusalém seria reconstruído e a cidade reerguida.

Então, desde a passagem do ano, nosso DEUS está falando de restauração. Ele diz que há um rio que sai do altar. E você precisa compreender o que é o altar.  O altar não é este púlpito de acrílico, isto é a mesa do pregador. O altar não é este tablado de madeira. O altar é a própria presença de DEUS na igreja. E diz que, neste altar, há um fogo que arde e que nunca se apagará. Porque a presença de DEUS na igreja é eterna. Ele é Soberano.

E diz que as águas saiam do altar, e passavam por lugares áridos, e faziam esses lugares frutificar e, ao chegarem ao mar Morto, tornavam as águas saudáveis. Estas águas, tanto do profeta Ezequiel, como do Apocalipse, são a revelação da Graça de DEUS, o mover do Espírito Santo. O mover do Espírito Santo começa no altar, passa pela igreja, passa pela tua vida, pela tua família, e esta água tem que chegar a muitos lugares que estão como o mar Morto, sem vida, sem peixes, sem plantas. Pois quando esta água chega, até o que está morto recebe vida. É o mover inigualável do Espírito Santo.

Por isso, o Senhor tem dito – Este é um tempo de restauração, de renovação, de reconstrução de todas as coisas que eu, o Senhor, valorizo. Hoje vamos falar de um tema, que faz parte destas águas, e que, normalmente, não é falado no mundo evangélico – uma boa consciência perante DEUS. A Bíblia fala em boa consciência, em consciência pura, em consciência débil, em fraca consciência, e também se refere a uma pesada consciência. Olha, só com uma consciência boa é que podemos viver a plenitude de DEUS, e podemos servir a DEUS plenamente. Sem uma consciência boa, isso tudo é impossível.

1 Timóteo 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.

Uma consciência boa significa que eu tenho de ter um perfeito entendimento comigo mesmo, com meu caráter, com a transformação que DEUS fez na minha vida. Isso tem a ver com sinceridade, com vida correta diante de DEUS, com o mover de DEUS lá dentro do coração. Temos que aprender a desenvolver a nossa consciência. A forma como nós nos vemos, porque muitas pessoas se veem cheias de culpa, por terem uma consciência má. Outras, tem a consciência cheia de mágoas; outras, pesada; outras, corrompida. E Paulo fala que, para servir a DEUS, preciso ter um coração puro, uma consciência boa e uma fé sem hipocrisia.

Muitos cristãos se sentem culpados, inseguros de vir à igreja por se sentirem hipócritas, sem merecimento, pecadoras. Como alguém assim pode viver a plenitude de DEUS na sua vida?  impossível! Acredito que mais de 90% dos cristãos não creem que são salvos eternamente, porque não se acham merecedores, se sentem culpados, porque não tem uma boa consciência. Porque não acreditam que a obra de Jesus na cruz chegou à sua vida e que Ele lhes deu salvação eterna.

Olha, muito poucas pessoas no mundo cristão acreditam na infalibilidade da Bíblia e na segurança da salvação. E, quando ouvem nossa pregação – uma vez salvo salvo para sempre – dizem – Não pode!  Porque a sua consciência está tão cheia de culpa, tão enfraquecida, tão má, que não conseguem entender a obra de DEUS.

1 Pedro 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;

Temos uma carne imunda, que não se converte jamais, mas temos que ter uma boa consciência para com DEUS, temos que acreditar na obra que o Espírito Santo fez em nossa vida. Se eu não tiver isto, nunca vou viver uma vida espiritual abençoada. Quando eu vivo de verdade o cristianismo tem que gerar uma boa consciência. Porque a chave para uma vida vitoriosa começa naquilo que eu tenho na minha consciência, a meu respeito, a respeito de DEUS, e a respeito do próximo.

A consciência é algo interior que impele a vida para frente. Sem uma boa consciência, a pessoa não é impelida pela vida, não é ousada, não dá passos de fé. Porque lá dentro da sua consciência diz – você não merece, você é um pecador, você não vale nada. Então, se eu não tenho uma boa consciência, não terei ousadia para seguir em frente, porque a maneira como eu sinto, como eu penso e como eu ajo passa primeiro pela minha consciência.

CONSCIÊNCIA, do grego, SYNEIDESIS = Capacidade de conhecer: O certo e o errado.

Esta capacidade é desenvolvida e eu vou lhe mostrar como. Quando eu era católico, eu tinha a consciência pesada, não tinha certeza de salvação, não me achava merecedor. Então, se eu não entender e não desenvolver uma boa consciência, para que serve o Evangelho?  eu preciso desenvolver uma Boa Consciência, não há espaço na vida cristã para má consciência.

BOA, do grego, AGATHOS = Boa, proveitosa, útil, distinta, honesta, reta. Veja por que isso é importante, porque Pedro diz que DEUS não remove a imundícia da carne. No nosso corpo mora a lei do pecado, temos um corpo de humilhação. E Paulo disse – nós temos o terrenal, mas temos o celestial também. A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo, Jesus mora em nosso espírito.

Veja, se eu lidar com DEUS com má consciência, a fé não resolve nada. Se eu pensar assim – DEUS prometeu, mas acho que não vai cumprir – isso é má consciência. Será que o pastor está falando a verdade? Má consciência.  Quando a pessoa desconfia de DEUS, da sua palavra e “acha” que devia ser diferente – Má consciência. Por isso, temos que alimentar a nossa consciência segundo o novo homem.

Efésios 4:21-22 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

Você tem que se despojar do velho homem, porque ele tem má consciência. Ele se corrompe com desejos enganosos. Então, eu não posso orar a DEUS, nem louvar a DEUS na carne. Porque tenho a imagem do terrenal, mas tenho a imagem do celestial. E a leitura que eu faço de mim mesmo tem que a ser a leitura que DEUS faz de mim. E não o que a carne faz pra mim.

Efésios 4:23-24 ​e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 ​e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

O novo homem tem uma boa consciência. Ele tem de renovar o espírito do entendimento. Ele foi criado segundo DEUS, em justiça e em retidão que se origina na verdade. Então, quando eu me olho no espelho, não posso me ver como um pecador, um zé ninguém, que não merece nada de DEUS. A leitura que você faz de si mesmo é tremendamente importante. É a sua consciência. Olha o novo homem.

Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Dificilmente você encontra um crente que diz – eu sou salvo para sempre, eu sou um abençoado, eu sou um com Jesus. Desde sempre, fui predestinado para a salvação. Tirando vocês, eu não conheço crentes que tem esta certeza. Você vê, a Graça de Deus vai revestindo você do novo homem e, se você é novo homem, você tem uma nova consciência, uma boa consciência. E a velha consciência de Adão não me domina mais. Agora eu tenho a mente de Cristo, tenho uma boa consciência.

1 Coríntios 3:16-17 ​Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 ​Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Você é uma pessoa sagrada, porque você é santuário de DEUS e o Espírito Santo de DEUS habita em você. Se você se vê desta forma é porque você tem uma consciência boa.

2 Coríntios 13:5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

É por isso que há crentes dizendo – perdi a salvação… E tem pastor dizendo – O diabo me chamou e eu fui ao inferno e lá vi uma ala só dos crentes… Porque não sabe que o inferno é para o diabo e os seus demônios, seus anjos. O justo jamais se perderá, porque foi Jesus quem disse – Eu lhes dou vida eterna, jamais perecerão e ninguém arrebatará das minhas mãos. E se você tem boa consciência, diga – Ninguém me arrebata das mãos de Jesus. E quem tem má consciência, diga – conversa fiada do pastor.

Então, se você não tem esta consciência de que Cristo está na tua vida, você já está reprovado. É por isso que tem tanto crente infeliz, infiel, depressivo, angustiado, medroso, querendo se suicidar, porque a sua consciência é má. A forma como ele se vê ainda está no Adão, na carne. Não vive com a mente de Cristo. O homem natural acha loucura. O homem espiritual diz – Está na Bíblia, eu creio! Se DEUS prometeu, Ele cumpre.  Então, como alimentar a consciência para ser sempre boa, pura, santa, conforme a Bíblia diz que deve ser?

Isso não se faz ouvindo os especialistas do caos – hoje morreram mais de 3000 pessoas, as vacinas estão atrasadas, o vírus tem mais uma mutação, o país está desmoronando, o governo central é culpado, não tem mais jeito, as mortes vão aumentar. Se você ficar ouvindo isso, você vai alimentar a má consciência, você vai achar que vai morrer mesmo, porque os especialistas do caos estão dizendo, é isso mesmo… não tem mais jeito, vou me trancar dentro de casa e, quem sabe, se vai dar certo… não vou pra igreja porque dizem que lá tem aglomeração e o vírus lá corre solto… os especialistas da saúde dizem, eu vou acreditar…

Mas DEUS diz que aqui é assembleia divina, onde Ele se manifesta, onde Ele assiste!  Você acha que DEUS permitiria vírus pra morte aqui dentro, quando Ele diz que veio nos dar vida em abundância?  Então, como eu educo a minha consciência, a minha mente para ser boa, pura, santa?  Tenho que educá-la segundo a graça, com a água que sai do altar.

A Bíblia diz que sou perfeito em Cristo. A Bíblia diz que sou completo em Cristo. Que eu sou salvo para sempre, que estou livre da condenação. Assim, você vai educando a sua consciência para ser conforme a Bíblia diz que deve ser.

– Bispo, mas tem um pregador dizendo que o diabo entrou na igreja…

– Meu irmão, igreja não é lugar pra diabo nenhum. A igreja é de Jesus e quem está em você é maior do que aquele que está neste mundo. Sou um com Jesus. Se DEUS é por mim, quem será contra mim?  Das mãos de Jesus ninguém me arrebata. Nada pode me separar do amor de DEUS. Ele me predestinou em amor. Sou uma pedra viva. Sou um espírito com Jesus.

Você está educando a sua consciência, a sua mente. Assim ela fica ligada, atrelada a DEUS. Estamos assentados em lugares celestiais juntamente com Cristo. 

Então, como é que eu posso dizer – porque o diabo botou uma casca de banana e eu caí, e ele entrou na minha vida…  e daí caí de novo, e de novo, e novamente, e nunca mais me ergo…  isso é má consciência, amado!  Isso não é pensar como DEUS pensa de mim e de você.

Porque a consciência do novo homem em nós é maior do que a consciência pecaminosa. Por isso, temos que educar a nossa mente, a nossa consciência para pensar de nós como DEUS pensa de nós.

1 Timóteo 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.

Quando a pessoa tem uma boa consciência, sua fé é real, verdadeira, senão é a fé com hipocrisia. Olha, vou dizer com todo respeito e mão na Bíblia – grande parte do mundo cristão, na terra toda, não tem uma boa consciência e uma fé sem hipocrisia.  E mais, se uma igreja tem má consciência significa que o altar promoveu uma má consciência. Em vez de fazer passar águas que tornam a consciência saudável promove a má consciência e as vidas das ovelhas continuam como um mar Morto. E Paulo explicou quem passa a má consciência para a vida das pessoas.

Tito 1:10 Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.

Tito 1:11 ​É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.

Tito 1:12 ​Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.

Tito 1:13 ​Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé

Amados, só a genuína Graça de Deus produz pessoas sadias na fé.

Tito 1:14 ​e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.

Tito 1:15 ​Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Tito 1:16 ​No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.

Quando uma pessoa recebe Jesus como Senhor e Salvador ela se torna um filho de DEUS poderoso. Agora, se a minha mente está carregada de pecados, se a minha consciência está pervertida, se para mim até o que é puro eu vejo como impuro, é porque não conheço a DEUS, até o nego pelas minhas obras, me tornei abominável, desobediente e estou reprovado para fazer boas obras.

A Bíblia diz que a igreja de Jesus é santa, sem ruga, sem mácula e sem defeito. Mas os palradores frívolos dizem que não. Porque eles não tem boa consciência. Eu tenho uma boa consciência porque adquiri à luz da Bíblia.  Sou novo homem, sou sacerdote real, sou propriedade exclusiva de DEUS, raça eleita, sou ovelha nas mãos do Senhor. Eu sempre quero me ver como DEUS me vê.  Quando me olho no espelho tenho sempre que me ver aquilo que a Bíblia diz a meu respeito.

1 Pedro 1:23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

Por isso, é muito importante alimentar a consciência com as verdades bíblicas. Se você tem uma boa consciência, você diz – eu sou salvo. Se você tem má consciência, você diz – sou um pecador. Perdi a salvação. Eu caí, eu não levo jeito para a obra de DEUS.  É a má consciência.

Se a Bíblia diz que você é santo, santa, você é santo, santa. A boa consciência confirma o que a Bíblia diz a teu respeito.  Sei que tenho algumas fraquezas na minha carne e, às vezes, erro. Mas não fico no erro, vou em frente. Porque sou santo.

Mas a velha natureza diz – você santo?  como assim?  Você é pecador… porque a velha natureza é impura. Por isso, temos que levar todo pensamento cativo à obediência de Cristo. Porque é numa má consciência que o diabo trabalha, acusando a pessoa.  Então, temos que trabalhar educando a consciência, para sair de uma mente carnal para espiritual.

2 Coríntios 5:16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.

Segundo a carne, a nossa consciência murmura, reclama, acusa. Mas a consciência boa faz nascer o amor. O Espírito Santo fez uma obra maravilhosa em nossas vidas, nos renovando segundo DEUS, nos tornando novas criaturas. Ele removeu a nossa consciência de pecado e morte, nos perdoando completamente, nos dando a Mente de Cristo. Fomos reconciliados com DEUS e já não resta acusação contra nós. Não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus.

2 Coríntios 1:12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.

Nesta vida, o nosso testemunho é uma boa consciência. Uma boa consciência perante DEUS, não mais a velha consciência baseada em experiencias do passado, da vida antes de Cristo. Então, Cristo em nós é a esperança da glória, ainda que tenhamos um corpo cheio de insuficiências.

1 Coríntios 1:30,31 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 ​para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

Quer dizer que, perante DEUS, eu sou sábio, justo, santo e redimido. A minha boa consciência me diz.

Cristo morreu em meu lugar e perdoou os pecados passados. E deixou provisão para os pecados futuros. Já existe a provisão, caso eu venha a pecar vem disciplina, correção e açoite, mas DEUS não apaga o meu nome do livro da vida.

Agora, para terminar. Quem não tem a sua consciência educada pela graça não suporta algumas coisas da mensagem da graça.

– Eu fui predestinado, fui salvo para sempre, não exerci livre arbítrio. Livre arbítrio não está na Bíblia, nem o termo, nem o conceito. Jesus nos imputou a sua santidade, somos um com ele, Cristo em nós. Nós temos a mesma santidade do Senhor.

João 17:22 ​Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;

DEUS nos transmitiu a sua glória. A boa consciência admite isso. Se a Bíblia diz que eu sou salvo, sou 100% salvo. Porque a minha consciência está educada de acordo com a Bíblia.  A lei produz má consciência. A graça produz boa consciência.

Hebreus 10:1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.

Hebreus 10:2 ​Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?

Veja, a Bíblia está dizendo – nós não podemos mais ter consciência de pecado. Ter consciência de pecado é legalismo, é judaísmo.  Nós fomos purificados de todo pecado, de uma vez por todas.

Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

Hebreus 7:25 ​Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Eu sou salvo totalmente. Eu sou de Jesus. Você é de Jesus.  Estamos passando estas verdades para que você tenha esta consciência de salvo, uma vez salvo sempre salvo, salvo totalmente. Não há como você se perder.

A teologia legalista está enferma pois se apoia nas obras da carne, ela produz uma consciência de pecado e maldição. Só mostra o pecado e só mostra o diabo. 

Nós vivemos na divina graça. E quem tem uma boa consciência sabe que jamais se perderá e entrará nos céus para viver a vida eterna. O sangue que Jesus não perdeu o seu poder.

Na Graça estamos no descanso de Deus, confiando na obra que Cristo fez por nós.  Ele nos lavou pelo Seu Sangue, e essa lavagem não perde o seu efeito, não expira, não acaba, é eterna.

Então, hoje eu posso me olhar e dizer – eu sou santo, porque a Bíblia diz que eu sou santo.

Judas 1:24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,

É assim que DEUS me vê, que DEUS te vê – imaculados diante da sua glória. Imaculado quer dizer sem mácula, sem pecado.  Se você não entender isso, você vai achar que estou aqui profetizando erradamente. 

Ah!  Eu não garanto a salvação de ninguém, nem a minha. Quem garante é o Senhor Jesus, é a Bíblia que diz que eu sou salvo para sempre. E a Bíblia é a palavra de DEUS, não a minha. Estou aqui apenas repetindo a palavra que o Senhor já falou antes dos tempos eternos. Foi ele que determinou a nossa salvação, foi ele que quis assim, foi ele que garantiu a nossa salvação perdoando todos os nossos pecados.

– Bispo, mas eu sei de um irmão que recebeu a unção de DEUS e depois caiu e a unção saiu dele…

– Amados, a unção da salvação é dom de DEUS e não tem como eu ou você perder a unção, ou DEUS tirar a unção. Porque a Bíblia diz – Vós possuís a unção do Santo. não é unção que entra depois sai, depois entra de novo, e pode sair de novo. Isso não existe, isso é invenção dos palradores frívolos, dos enganadores, que tem má consciência e pervertem casas inteiras, porque tem a consciência pervertida.

Eu termino dizendo – Eu honro o sacrifício de Jesus Cristo. Ele fez por mim o que eu jamais poderia fazer por mim.  Ele foi meu substituto naquela cruz, e pagou toda a dívida que era contra mim.  Eu só posso honrar o sacrifício de Jesus por mim. E agradecer e agradecer e agradecer. Porque, por esse sacrifício, eu tenho o céu garantido, sem esforço algum da minha parte.

Glórias ao Senhor.  Ao Seu Nome Toda Glória!   E assim seja, porque assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *