O RIO DE VIDA RESTAURADOR

Ezequiel 47:12 Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

Famílias benditas do Senhor, filhos do Deus Vivo, os que estão vivendo este Tempo de Restauração de Tudo o que o Senhor Deus Valoriza, meus amados irmãos.

Quando Deus inspirou a Palavra Profética ao nosso Profeta e Apóstolo Miguel Ângelo, na Passagem de Ano, o Senhor revelou que o valor de Deus estará presente em nossas vidas, de forma inusitada, transformadora, restauradora.  Porque Ele selou este ano de 2021 para trazendo restaurar plenamente tudo nas nossas vidas – tudo o que Deus valoriza. Tudo aquilo que precisa ser reconstituído, restituído e restaurado, o Senhor diz que fará. Portanto, este ano também é ano de Restituição.

2021 é o ano em que o Senhor vai reconstruir vidas, porque este é o propósito de Deus. Por isso Deus disse que este ano é O TEMPO DA RESTAURAÇÃO DE TUDO O QUE O SENHOR DEUS VALORIZA. Daí a importância da profecia e o valor do tom profético para a igreja. Então o Senhor criou o ofício profético, ele dá o dom da profecia para que os seus profetas revelem seus desígnios à sua igreja.

Efésios 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

Efésios 4:12 ​com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Esse é o objetivo dos dons ministeriais. Significa que Deus está interessado na sua performance, nos seus resultados. Deus está interessado no seu desempenho, que você dê frutos. Por isso, neste ano, você tem de ser obstinado pela glória de Deus, você tem de perseguir seus objetivos, aquilo que o Senhor valoriza, e assim atingir resultados melhores e maiores do que você está imaginando. Deus quer que você tenha uma boa performance, porque você tem de ser testemunho da glória de Deus.

E aqui falo também pra você que tem atividades seculares. Deus está interessado em que você tenha projetos, estratégias, sabedoria, para que obtenha vantagem competitiva. Deus está cuidando de todas as áreas da nossa vida – área espiritual, emocional, física, secular – porque a bênção de Deus é completa.  Por isso que os dons ministeriais são para o desempenho do seu serviço.

Olha, tudo passa pelo nosso testemunho, somos embaixadores de Cristo nesta terra. Veja, quando alguém olhar pra você ou pra mim, essa pessoa tem que enxergar algo que não está de acordo com as regras e os ditames da sociedade, e do mundo lá fora. A visão que as pessoas de fora tem de ter da igreja é muito mais ampla do que saber que não concordamos com ideologias de gênero, casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por isso, amados, tudo passa pela glória de Deus na nossa vida. E o ofício profético passa por homens consagrados por Deus para os seus propósitos.

Atos 13:1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Atos 13:2 ​E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Veja que, aqui em Atos, a igreja ainda não tinha fundamentos. Porque foi Paulo que, depois de receber a revelação da Graça de Deus diretamente da boca do Justo, Jesus Cristo, no terceiro céu, Paulo estabeleceu os fundamentos para a igreja dos gentios. Amado, Deus te separou para uma grande obra nesta terra. Você faz parte de um apostolado que rompe fronteiras, porque este ministério é internacional, é um farol para as nações. Eu e você temos a responsabilidade de reproduzir o apostolado da Palavra da Graça de Deus. Porque a graça de Deus tem poder, tem abrangência total, a palavra de Deus não tem limites.

Então veja, os profetas eram homens consagrados ao ministério profético. E, no original grego, PROFETA = AQUELE QUE FALA ANTECIPADAMENTE OU ABERTAMENTE.

PROCLAMADOR DE MENSAGEM DIVINA.

AQUELE EM QUEM A MENSAGEM DE DEUS EMANA.

AQUELE A QUEM QUALQUER COISA É COMUNICADA SECRETAMENTE.

Significa que você está em um ministério onde a palavra de Deus emana, onde temos profeta que traz revelação, ele revela mistérios. No antigo pacto o profeta era em quem o Espírito Santo de Deus descansava.  Hoje, na graça, nós temos descanso na graça. Agora você entende porque Cristo é o nosso sábado, o nosso descanso.

Então, profecia é um dom de Deus para exortação, edificação e consolo.

1Coríntios 12:10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia;

1Coríntios 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.

Lá no antigo pacto, por causa da aliança que regia o povo, o profeta era encarregado de manter o povo cumprindo a aliança, porque a lei dizia – a alma que pecar, essa morrerá. Existia bênção e maldição. No tempo do profeta Ezequiel, o povo de Israel estava no exilio babilônico, porque tinha desobedecido a Deus. os profetas que vemos hoje são iguais aos do antigo pacto, dizem que o povo é pecador, desobediente e incapaz de cumprir a aliança com Deus.

No novo pacto, o profeta edifica, exorta e consola, porque estamos vivendo na nova aliança. O que era impossível ao povo judeu na lei de Moisés, é possível para nós na Graça de Deus. Na lei, só os juízes, reis, profetas e sacerdotes eram ungidos por Deus. Na Graça de Deus nós todos temos a unção que vem do santo, todos somos ungidos pelo Espírito Santo de Deus. Debaixo da graça, o pecado não tem mais domínio sobre nós, como tinha debaixo da lei. 

Por isso, aqui não misturamos lei com graça, porque dá desgraça. O príncipe deste mundo já foi julgado e condenado. Nós somos um ministério de reconciliação e não de condenação, acusação, de apontar o dedo – pecador! Aí está a grande diferença entre uma igreja judaizante, que segue a lei de Moisés, acusa, condena, chama de pecador, e as igrejas da graça, que são ministérios de reconciliação com Deus. Então, o profeta edifica, exorta e consola.

PROFECIA, do grego, PROPHETEIA = A DECLARAÇÃO DA MENTE E DO CONSELHO DE DEUS.

O que recebemos aqui, profeticamente, foi a Declaração da Mente e do Conselho de Deus para 2021. Toda a nossa vida tem um propósito e a profecia é a declaração do que não pode ser conhecido por meios naturais. É a descrição antecipada da vontade de Deus. É com referência ao passado, ao presente, ou ao futuro. Por isso, Deus revelou sua forma de agir neste ano para gerar resultados. E a profecia é a instrução que cuida da nossa vida.

Provérbios 29:18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.

Não havendo instrução profética, não havendo a declaração daquilo que não pode ser conhecido por meios naturais, não havendo a descrição antecipada da vontade de Deus, o povo se corrompe.  Daí se pode entender por que 16 milhões de evangélicos estão fora da igreja. Porque não receberam instrução profética, ou não aceitaram a palavra profética, e se corromperam.

Então, a Palavra Profética deste ano nos fala de um rio Restaurador, que leva Vida e Transformação por onde suas águas tocam. E os antigos do oriente consideravam que o rio era doador de vida. Onde você vê uma área verde, com árvores frutíferas, é porque está perto de um rio.

Isaías 48:17 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.

O que Deus está fazendo culto a culto é nos ensinado o que é útil e nos guiando pelo caminho que traz

Bons resultados à nossa vida. Deus te deu ferramentas para que você produza, construa, faça coisas produtivas.

Isaías 48:18 Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.

Cristo é o único capaz de nos dar a verdadeira paz. Paz não é quando você não tem problemas, mas quando você tem problemas, ou tem de tomar alguma decisão difícil, e mesmo assim você não se apavora, não se inquieta, não de desespera, mas continua a viver em paz. Veja a paz que Jesus dá …

João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Os tratados de paz entre as nações é uma paz protocolar, que é jogada por terra por interesses políticos e econômicos. Basta um país desrespeitar algum item do tratado que vai sofrer as sanções e as perdas decorrentes disso. A paz que Jesus nos dá é totalmente diferente. Apesar das notícias, lá fora, trazerem temores, Jesus nos diz – Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim – precisamos confiar no Senhor, esperar nele e descansar nele. Porque temos a paz dele em nós, que é fruto do Espírito Santo que habita em nós. Então, o rio de Deus é remédio de restauração.

Ezequiel 47:8 Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis.

Aquilo que você deixou de lado, aquele sonho que você tinha e morreu, aquilo que você pensava fazer e desistiu, as águas do rio de Deus podem fazer reviver, podem tornar novo, saudável, podem fazer renascer e reviver. Deus está reconstruindo casamentos, relacionamentos, profissões, trabalhos, empregos, trazendo novidade de vida para a sua vida. As águas do teu mar Morto ficarão saudáveis.

Ezequiel 47:9 Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.


eu creio que, por onde essas águas do mover do Espírito Santo, as águas da palavra da Graça de Deus passarem, elas tornarão saudáveis e abundantes qualquer situação, família, projeto, sonho ou empreendimento.  E trarão muitíssimo resultado e vida em abundância por onde passar esse rio. Agora, Deus está dizendo o que Ele vai fazer, mas nós temos de ouvir, gravar a palavra no coração e praticar. Se eu não praticar a palavra, ela não me traz resultados, não há produtividade. E eu não fico perguntando – Mas de onde Deus trará os resultados, como Ele vai fazer isso? Porque isso é com ele, eu vou crer e praticar o que Ele manda praticar. E a palavra não voltará atrás, nem vazia para Ele.

Ezequiel 47:10 ​Junto a ele se acharão pescadores; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá lugar para se estenderem redes; o seu peixe, segundo as suas espécies, será como o peixe do mar Grande, em multidão excessiva.

Isto significa o momento da Evangelização Plena. É momento de reconciliarmos vidas com Jesus. Nunca foi um tempo em que a evangelização se tornou não necessária e urgente. Nosso ministério sempre esteve na vanguarda do evangelismo pelos meios de comunicação. Temos 6 antenas prontas para levar a palavra da Graça de Deus ao mundo inteiro, 24hs por dia, em mais de 15 idiomas. Eu creio que o Senhor dará os recursos para que isso se concretize, porque a obra é dele. Há espaço para estendermos as redes. Há muito peixe bom, mas tem poucos pescadores de homens. A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos, disse Jesus.

Ezequiel 47:12 Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

O original hebraico pode ser traduzido como – o fruto servirá de remédio para contusões e feridas. E há esse tipo de ferida e de contusão no corpo físico e também nas emoções.  Cristo é a própria Água da Vida e quem dele bebe, bebe a verdade, e nunca jamais terá sede. Jesus dá sentido à Vida, Jesus renova as nossas forças, Jesus restaura o cansaço, Jesus supre o vazio existencial humano. Quanta gente que se sente vazio nesta vida, e não tem como preencher. Uns bebem, outros se drogam, outros se prostituem, outros vão pras baladas, e outros até se suicidam.

Efésios 3:16 ​para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;

Efésios 3:17 ​e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 3:18 ​a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

Efésios 3:19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Esta plenitude de Deus já está na nossa vida, porque Cristo habita em nós, mas ela só se manifesta quando eu me coloco e faço tudo em obediência, de acordo com a vontade de Deus. E daí veja o que acontece…

Efésios 3:20 ​Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

O poder de Deus opera em nós, naqueles que assumem fazer a vontade de Deus em tudo na sua vida. Porque a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

João 4:5-6 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 ​Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.

Os samaritanos não se davam com os judeus. Os samaritanos eram uma parte dos judeus que, no cativeiro da babilônia, se misturaram com outras nações. O profeta Esdras fez com que os homens judeus repudiassem as mulheres e os filhos que eram de outros povos. E os samaritanos não fizeram isso. E eles foram contra a reconstrução dos muros de Jerusalém. E Jesus tinha de passar pela Samaria.

Veja, diz que Jesus estava cansado da viagem. Jesus tinha um corpo humano. E se assentou junto ao poço de Jacó, pelo meio-dia.

Jesus bem sabia o que tinha de fazer ali, assentado junto àquela fonte de água. Porque Ele sabia que o pecado tinha gerado um vazio existencial no ser humano. Criou uma ruptura na vida.

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

O pecado nos separou de Deus e criou esse vazio existencial que só Jesus pode suprir. Por isso é que as pessoas sem Deus sempre estão tentando usar coisas e artifícios humanos para tapar o vazio que sentem. Isso se chama Ausência de Deus, e foi o pecado que fez isso. Nós que já fomos preenchidos por Cristo, temos de continuar nos preenchendo dele. Quem vive em pecado, vive fora da comunhão com Deus e o pecado aumenta mais ainda o vazio existencial. E a pessoa vive uma vida sem propósitos, e vai sempre em busca do prazer que jamais vai lhe satisfazer. Mas veja o que Jesus faz por nós.

Lucas 15:3-4 Então, lhes propôs Jesus esta parábola: 4 ​Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?

Lucas 15:-6 ​Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Esse é o retrato de como Jesus nos resgatou e nos trouxe para o seu reino, veja o cuidado, o carinho, a alegria.

Lucas 15:7 ​Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Quando voltamos para Deus, irmãos amados, há festa no céu.  Então, aquela mulher samaritana tinha feridas na sua alma, tinha conflitos interiores. Ela precisava de restauração das suas emoções. Quando nosso Apóstolo trouxe o significado de RESTAURAÇÃO, alinhar um osso quebrado, significa que Deus quer alinhar a nossa vida à sua vontade. Jesus veio restaurar a nossa comunhão com ele. Então, primeiro, ela precisava se reconciliar com Deus.

Segundo, ela tinha um problema de relacionamento com a sociedade. Porque foi pegar água ao meio-dia, e não às 6 da manhã como era costume das mulheres. Ela não queria mais ser olhada como uma mulher impura, que já estava no sexto marido. Ela preferia o anonimato, o isolamento, para não ser julgada pelas pessoas.

João 4:9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?


O aspecto social e econômico gera o nosso estilo de vida, e o nosso comportamento na sociedade. E a cultura de uma sociedade respalda o comportamento dessa mulher. Mas Jesus não se ateve aos aspectos e condições sociais, ele foi ao profundo do coração. Porque tudo passa pela vida espiritual. E Jesus queria trazer sentido de vida à samaritana, e assim ela ser curada em suas feridas.

João 4:10 ​Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Jesus queria preencher o vazio da vida dela. O pecado tinha arruinado a sua vida, e Jesus lhe propõe uma água viva. Era a Graça de Deus. Só Jesus podia curar a ruína na vida dessa samaritana.

João 4:11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?


Muitas vezes, as pessoas tiram Deus de áreas da sua vida, e se dizem auto suficientes, não são dependentes de Deus.  cavam cisternas rotas, que não retem água. Vida auto suficiente é ilusão. Sem Deus não há vida alegre, nem vida com resultados. Há ilusão, como um mágico que ilude as pessoas com ilusão de ótica. Parece que ele fez uma coisa milagrosa, mas fez os teus olhos se iludirem.

Jeremias 2:12 ​Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR.

Jeremias 2:13 ​Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Foi isso que o povo de Israel fez e por isso foram cativos para a babilônia.

Marcos 12:29 ​Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

Marcos 12:30 ​Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

Marcos 12:31-32 ​O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele,

Marcos 12:33 ​e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

Deus não quer que vivamos uma vida religiosa, de faz de conta com Deus. Deus quer uma vida prática, fundamentada na sua palavra e no seu caminho. E, para isso, eu tenho de amá-lo acima de tudo e de todos. Quando você ama a Deus, sua vida tem sentido, tem foco, tem norte. Você enfrenta tudo e vence.

Jeremias 29:13 ​Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Então, Jesus, ao falar com a samaritana, não estava oferecendo uma água qualquer, ele queria romper com aquela vida de busca de prazeres do mundo e lhe dar a solução para as suas emoções doloridas e sofridas. Jesus estava oferecendo água viva e não água parada. Eram as águas da Graça de Deus.  ela estava interessada nas águas do poço de Jacó, mas Jesus estava oferecendo algo muito melhor, águas da vida.

João 4:12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?

João 4:13 ​Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;

João 4:14 ​aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Deus dá propósito e direção às nossas vidas, ele dá sentido de vida, ele tem o Norte para a gente nunca se desviar daquilo que nos traz bons resultados.  Ele sabe o que é melhor para nós e o que não é bom. Ele é maior e melhor do que qualquer coisa que a gente considera boa, importante e grande.

A samaritana considerava muito boa a água do poço de Jacó, e era, para a matar a sede do corpo. Mas Jesus tinha uma água muito melhor para saciar a sede da alma, do espírito. Para tornar a samaritana realmente feliz, e longe de tentar se satisfazer com os prazeres carnais.

Amados, Jesus já preencheu as nossas vidas, sua presença em nós nos dá sentido de vida, nossa vida com ele passa a ter propósito. Nos campos de concentração nazista, só saíram vivos os que tinham um propósito de vida. Os que não tinham propósito de vida, desistiram e morreram. O propósito de Deus te dá forças e você supera todas as dificuldades, todas as tribulações, todas as tentações, você supera todos os obstáculos. TUDO POSSO naquele que me fortalece.

Há algo maior pelo qual devemos viver e lutar – o propósito de Deus. E o rio de Deus está passando pela nossa vida e restaurando tudo aquilo que estava seco, deteriorado, esquecido, sem resultados, sem ser produtivo, sem nos dar satisfação de viver.  O Senhor está curando, prosperando, trazendo alegria de viver, porque nossas emoções estão sendo restauradas.  E o resultado é a nossa comunhão com Deus sendo firmada, porque Ele quer que estejamos em total união, em total comunhão com ele.


Isaías 58:11 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.

Isaías 58:12 ​Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.

Isso já está acontecendo, porque as águas estão fluindo do trono da Graça de Deus para a nossa vida.

Amada família na Fé, Jesus preencheu a tua vida e a minha vida com sua presença. Ele nos deu novo sentido de vida, ele nos mostrou que há algo maior e superior pelo qual devemos viver e lutar, o Propósito Divino e Eterno traçado para cada um de nós nesta terra.

Cada um de nós, porque o rio da Graça de Deus está passando continuamente na nossa vida, cada um de nós tem que ser reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável, para que esta cidade de Blumenau, este Vale do Itajaí, este estado de SC sejam lugares melhores, mais saudáveis e mais prósperos para se viver. 

Seja reparador de brechas e restaurador de veredas.  Em nome de Jesus.

Assim Seja, porque assim disse o Senhor. E Ao Seu Nome Toda Glória!   

Um Presente Para Você

Deixe um comentário