Casa Sobre a Rocha – Somos Embaixadores em Nome de Cristo
Estamos começando uma nova série sobre evangelismo. Vamos ver como é necessário o envolvimento pessoal em evangelismo e como é urgente a nossa participação na obra de trazer almas a Jesus.
2Coríntios 5:18-19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
2Coríntios 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
Nesta primeira mensagem desta série sobre evangelismo, quero que você tenha uma ideia clara e objetiva sobre a necessidade que temos para entender o papel que precisamos desempenhar na nossa sociedade, como embaixadores, como reprodutores da mensagem cristã. E por que começamos esta nova série? Quero lhe mostrar um quadro do que está ocorrendo no mundo nesta hora.
As estatísticas das organizações mundiais mostram quantas pessoas morrem no mundo:
– 20% são de confissão cristã, protestantes, ortodoxos, católicos, evangélicos, pessoas de confissão cristã.
– 80% são separados de Deus.
– 500 pessoas por minuto; 400
– 30.000 pessoas por hora; 24.000
– 700.000 pessoas por dia; 560.000
– 21.000.000 de pessoas por mês; 16.800.000
– 252.000.000 de pessoas por ano. 201.600.000
80% morreram separados de Deus. Morreram sem esperança. Sei que Deus tem a sua forma misericordiosa de agir. Sei que, por alguma obra sobrenatural, dentro desses 80%, há pessoas que foram salvas. Mas estou mostrando uma estatística nua e crua. Quase um Brasil inteiro morre por ano sem conhecer a palavra da verdade.
Então, nós temos que entender qual é a missão da igreja e de cada um de nós – compartilhar a fé cristã com os descrentes. Quando você dá uma palavra de testemunho, às vezes, é algo que intimida, é algo que pode ser difícil de fazer. Mas é incrivelmente recompensador.
Nós vivemos num mundo cético, que não aceita as verdades de Deus, que ataca a igreja de Jesus. Mas, baseado neste fato, que 500 pessoas morrem por minuto, e 400 delas estavam separadas de Deus, você entende que evangelização é uma necessidade. É parte fundamental da fé cristã, e é a única forma de conectar as pessoas com Deus.
Não podemos mais ignorar ou duvidar de que a nossa vida pessoal passou por uma grande revolução. Nós estávamos mortos em pecados e delitos, fazíamos a vontade do príncipe das trevas, estávamos separados das alianças, estávamos sem Deus no mundo. E Deus, através da sua palavra, através de instrumentos como a radio, a TV, um folheto, através de um amigo, um familiar, ou outra pessoa, não importa como, Deus revolucionou a nossa vida.
Hoje temos uma razão pra viver. Deus operou de tal maneira que hoje somos totalmente diferentes do que éramos sem Ele. Ele revolucionou a nossa vida. E esta revolução se chama evangelização. O maior veiculo de evangelização é o nosso testemunho pessoal. E dar testemunho, falar de Jesus, deve ser uma honra para nós.
Então, falar às pessoas sobre a mudança do seu caráter, mudanças de atitudes, como mudou o seu padrão de vida, como a tua postura na vida foi totalmente revolucionada, isso se chama evangelizar.
Evangelizar não é atacar, mas é atrair pessoas para Deus, através do nosso testemunho. A forma como nós falamos, como vivemos, como prometemos e cumprimos, a nossa vida equilibrada, o nosso sim-sim, não-não. Na pureza, no saber, na vida consagrada, na bondade, no amor não fingido. Tudo isso chama-se refletir a Deus, evangelizar.
A Bíblia diz que nós somos embaixadores de um reino, de um Deus verdadeiro. E precisamos ser ouvidos. Eu desejo ser ouvido. Eu não uso clichês religiosos, nem terminologias que as pessoas não entendem. Você tem de ser simples no falar, e tem de ser ouvido por aquilo que Deus fez na sua vida.
Não adianta eu ficar falando: – O sangue de Jesus tem poder. Eu te repreendo em nome de Deus de Israel. Demônio, sai daqui, você é das trevas exteriores. Essa forma de falar da lei não serve pra nós. Para ser compreendido, você tem de dizer quem você era antes da salvação. Isso que tem de ser contado, a solidão que você vivia, a falta de paz, você não sabia o que era amor, tinha medo do futuro. Essa revolução que aconteceu em você, o novo nascimento, faz você ter uma vida diferente hoje.
Você tem de ser ouvido e compreendido. Você tem de explicar às pessoas o que é novo nascimento, a fé que transformou a sua vida. Isso é dar testemunho, evangelizar. O seu testemunho de forma prática, humana, honesta. O mundo tem de saber o que aconteceu na sua vida.
Nossa forma de evangelizar não é dizer – Deus vai resolver todos os teus problemas, você vai ter casa, muito dinheiro – isso não é forma de evangelizar. Você tem um testemunho. Você sabe quem você era antes de ter Jesus, você sabe o que Ele fez na sua vida, você sabe quem é você hoje. Você é um novo marido, uma nova esposa, um novo profissional – isso tudo é o meu e o seu testemunho.
E, quando o testemunho é verdadeiro, genuíno, ele quebra qualquer resistência, qualquer coração de pedra. Nosso objetivo tem que ser evangelizar, trazer pessoas pra Jesus, pra sua igreja. Por isso, não discutimos, não lutamos, não acusamos. Nós abrimos a nossa boca e Deus a enche.
Então, vamos aprender a evangelizar da forma correta, porque tem gente que diz – eu não sei como começar, não sei o que dizer, não tenho preparo teológico. Mas ninguém precisa preparo teológico pra contar a historia da sua vida. Ninguém melhor do que você conhece a sua historia de vida. E essa historia é a sua grande mensagem. O mundo precisa ouvir isso.
Passaram alguns minutos desde o começo da mensagem e, a cada minuto, morreram 400 pessoas que não receberam a palavra da salvação. Já estamos aqui faz mais de uma hora, e mais de 30.000 pessoas morreram no mundo. E, no final do dia de hoje, serão 700.000 pessoas que morreram sem esperança, sem nunca terem ouvido que há um caminho, uma verdade e uma vida. Que há um Deus único, vivo, verdadeiro, criador de tudo, que é regenerador. Então, Paulo ensina algumas coisas…
2Coríntios 6:4-5 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
Essa era a forma que ele vivia no tempo da lei. Mas ele diz também…
2Coríntios 6:6-7 na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;
2Coríntios 6:8-9 por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;
2Coríntios 6:10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
Paulo está mostrando qual deve ser a nossa atitude. Você tem um versículo importante, você tem a historia da sua vida, a historia da sua igreja. A nossa mensagem, como embaixadores, é a nossa mensagem pessoal. A melhor forma de evangelizar é compartilhar a nossa fé. Sempre de maneira amigável, mansa, inteligente.
Olha, se você usa o FB, o Twitter, o Instagram, o Youtube, use de forma santa, escreva lá o teu testemunho. Veja quanta gente usa a internet pra falar mal, pra acusar, denunciar, difamar. Use a internet para contar a historia da sua vida, dê o seu testemunho. Olha, você pode mandar um torpedo de testemunho, uma mensagem de vida. Isso é importante, porque o tempo que estamos vivendo é mau, diz a Bíblia Sagrada. Por isso, temos que ter uma visão clara do nosso chamado.
Provérbios 29:18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
Não havendo uma visão, se você não souber comunicar a obra que Deus fez na sua vida, significa que você não tem nenhuma transformação. Então, qual a visão que eu quero lhe passar? Sempre a verdade bíblica. A mensagem da graça de Deus é a única mensagem do evangelho. Saber porque nós existimos como igreja. O que as pessoas esperam de nós quando vem aqui.
Quais os principais propósitos deste ministério. Você precisa saber que o nosso ministério tem uma origem. Tem gente que diz assim – eu estou na igreja do bispo Luiz, na igreja do apóstolo Miguel Ângelo. Não, a igreja não é do bispo nem do apóstolo. A igreja é de Jesus. Então, qual a nossa origem?
Atos 20:24 Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Então, qual a nossa origem? Testemunhar o evangelho da graça de Deus. Nós não somos mais uma igreja. Este ministério foi levantado em 1986 com uma revelação dos mistérios da graça de Deus. Isto é ministério e carreira do apóstolo, e ministério e carreiras das ovelhas. Todos nós temos de saber que a origem do nosso ministério é proclamar a graça de Deus. Segundo lugar, anunciar os desígnios de Deus.
Atos 20:27 porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.
Atos 20:28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
Então, a nossa origem é proclamar a graça de Deus, anunciar os desígnios de Deus, e saber que a igreja é de Deus. Quarto lugar, nós temos um DNA. A igreja é de Deus, o DNA desta igreja é o Senhor Jesus Cristo. Está aqui reproduzido em cada um de nós, multiplicado em nós. A Bíblia diz em…
Efésios 5:27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Este é o nosso DNA. Somos a igreja do Senhor, a noiva de Jesus. Sabe como o Senhor nos chama?
Romanos 9:25,26 Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.
Então, a nossa origem e o chamado para proclamar a graça é ministério de todos nós. Anunciar os designios de Deus, mostrar a obra que o Senhor fez na nossa vida. Anunciar que a igreja é de Deus e não tem nada a ver com sangue humano. No DNA somos noiva de Cristo, amada do Senhor.
Então temos uma origem, temos um DNA. Terceiro lugar, temos uma essência. A igreja de Deus, a amada do Senhor, os filhos do Deus Vivo, isso tudo é que temos de refletir. O prazer de vir à igreja, o prazer de ter comunhão uns com os outros, o prazer de dar testemunho. Isso tudo passa pela origem, pelo DNA e pela essência da igreja. Depois, nós vivemos uma doutrina sã. E, às vezes, quando uma pessoa tem atitudes de lobo, ela vai embora, porque sabe que não pode conviver no meio das ovelhas.
1Timóteo 6:3 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
1Timóteo 6:4 é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
1Timóteo 6:5 altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
São pessoas pervertidas porque não concordam com a sã doutrina. Nós vivemos uma sã doutrina. E veja a obra que Deus fez na nossa vida…
1Pedro 5:10,11 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!
Veja que diz – Deus de toda a graça… e não de toda a lei. E foi ele que nos chamou, então não foi o nosso livre arbítrio que decidiu. Veja a segurança da salvação – ele nos chamou à sua eterna glória. Por isso, é que temos a certeza de dizer – uma vez salvo, salvo pra sempre; uma vez ungido, ungido pra sempre; uma vez chamado, chamado pra sempre; uma vez filho, filho pra sempre.
Depois de terdes sofrido por um pouco – é que todos nós temos um passado – tem gente que veio da igreja católica, outros do espiritismo, outros dos caminhos do mundo – cada um tem sua historia. Mas, como foi ele que nos chamou, ele mesmo nos há de… aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
Veja tudo isso é parte do seu testemunho, você pode explicar como era a sua vida antes de Jesus, e depois que Jesus chamou você à sua eterna glória. Então, o altar ensina estas verdades para que Deus opere pela verdade da palavra. Outro aspecto é que temos um zelo muito grande pela palavra. Este zelo é expressado pela pregação das verdades da graça de Deus, sem misturas com a lei. Sem enganos e sem doutrinas humanas.
2Coríntios 11:2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.
2Coríntios 11:3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
2Coríntios 11:4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.
Então, por que o zelo? Nós sabemos que existe outro espírito, não é o Espírito Santo, é um espírito de confusão. É outro evangelho, não é a graça de Deus, é a lei. E outro Jesus, o da lei, sendo pregado. Na lei, quando se diz – vamos evangelizar, eles condenam; e tem os jargões – o sangue de Jesus tem poder, demônio saia, está condenado, vai pro inferno e vai arder. Isso é a falta de conhecimento, isso é outro Jesus, não é o Ressuscitado. É outro espírito, é o da confusão, é outro evangelho, é a lei.
Nós temos um zelo porque preservamos a origem, o DNA e a essência desta igreja. Você não me vê caindo pra esquerda, ou pra direita, você não me vê atormentado. Você me vê focado numa missão – levar a graça de Deus ao mundo, ensinar você a viver a plenitude de graça sobre graça. Esta é a nossa missão. E por que? Porque existe outro Jesus, outro espírito e outro evangelho e eles usam isso…
Atos 20:29-30 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
Lobo voraz é lobo com fome. E dentre vós mesmos – veja, não pense que o mal está lá fora apenas. Por isso esse cuidado apostólico com a origem, com o DNA, com a essência, com a palavra sã, com a vida da igreja. Coisas pervertidas – cuidado, isso é babilônia… mas querem arrastas as pessoas porque o que importa é o dinheiro delas.
Atos 20:31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
Atos 20:32 Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
Os que passaram pelo agiasmos, pela santificação de Deus. Então, já sabemos qual a nossa origem, nossa essência, nosso DNA, nossa doutrina, a obra que temos de fazer, sabemos que existe todo um apelo maligno das trevas. Por isso, a graça é reproduzida através do meu e do seu testemunho. Veja como Paulo ensinou a igreja em…
Efésios 3:8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo
Olha, foi dada a você também esta graça de pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Ou seja, a graça de Deus é tão ampla, tão profunda, tão grandiosa, que Paulo diz que são insondáveis riquezas de Cristo. Paulo está dizendo – é incomparável, é inexplicável, é profundíssimo, é um tesouro inexaurível de bênçãos. A graça de Deus não tem nada semelhante para comparar com ela.
Efésios 3:9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
Para nós não é mais mistério, porque já nos foi revelado. Pela igreja – é por isso que este é um chamado meu e teu. Nós temos de fazer este multiforme sabedoria de Deus ser conhecida. Veja, é pela igreja (que não são as paredes, o edifício de tijolo e concreto) – olha o chamado que cada um de nós tem. Porque não existe nada tão augusto, tão elevado, tão sublime como a igreja para Deus. Porque ela é templo de Deus.
Não existe nada mais digno de reverencia do que a igreja, porque Deus habita na igreja. Não existe nada mais solido, porque Cristo é a rocha da igreja. Não existe coisa mais inviolável do que a igreja, porque ela foi consagrada por Deus. Não existe coisa mais divina do que a igreja, porque ela é ocupada pelo Espírito Santo de Deus. Igreja, tem de falar desta multiforme sabedoria, é o lugar onde Deus opera seus feitos admiráveis.
Olha a tua vida, meu amado. É o lugar da justiça de Deus. É o lugar da misericórdia de Deus. É o lugar da bondade de Deus. É o lugar da verdade de Deus. É o lugar onde Deus é buscado e é encontrado. Aqui na igreja você encontra Deus, meu irmão, minha irmã. A igreja tem uma multiforme sabedoria. É aqui que o Deus único, o Salvador, é aqui que o o Mediador Jesus realiza a sua obra da salvação. É aqui que ele revela a doutrina sã de Jesus Cristo.
É por isso que em nosso ministério não temos tradições, lendas, ritos, cerimônias, ou mitos. Nós vivemos por fé. É a igreja que rebrilha a sua própria luz. E ela refulge a sua própria glória. A igreja não é fictícia e não tem superstições, porque senão Deus não se faz presente. A igreja tem uma multiforme sabedoria. Lugar santo. Por isso, não dá pra entender pessoas que não noção do que é a vida de uma igreja. Então, diz que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida. O que é multiforme?
Multiforme –>Grego = Polupoikilos –> Múltiplas facetas de Deus, enormes variedades, várias manifestações, as realizações de Deus.
Interessante, Deus uma forma de agir individual, com cada pessoa. Deus não fala simplesmente à multidão, Deus fala à pessoa, a você. E as suas múltiplas facetas de manifestações – cura, alegria, saúde, prosperidade, solução de problemas emocionais, mudança de temperamento, características de cada vida, ou família – Deus age de múltiplas formas, que não dá pra entender tudo o que ele faz.
E esta multiforme sabedoria de Deus que tem de ser conhecida, ela produz contrários por meio de contrários. Porque diz que o homem chega na igreja morto, e Deus lhe dá vida. A pessoa chega desonrada, Deus lhe dá glória. A pessoa chega em pecado, Deus lhe dá retidão. A pessoa chega amaldiçoada, Deus lhe dá benção. A pessoa chega fraquejada, Deus a torna poderosa. A pessoa chega cativa por satanás, Deus a liberta. Isto tem de ser conhecido. Você não pode ficar em silencio mais.
Amados, em todas as áreas da sociedade, Deus tem as suas ovelhas. O problema é que as ovelhas estão em silencio. Eu queria ver um presidente, um governador, um prefeito, dizer: – Olha, antes de começarmos esta reunião, antes deste pronunciamento, quero dizer que sou crente em Jesus Cristo. A Ele dou glórias, honras e louvores. A Ele me submeto.
Amados, eu quero ver esta cidade, as cidades aqui ao redor, este estado todo, este sul todo, o Brasil todo dizer – feliz é a nação cujo Deus é Jesus Cristo. Nós não podemos mais ser agentes secretos.
Diz que a multiforme sabedoria de Deus tem que ser conhecida nos lugares celestiais. Todos os principados, todas as potestades, todos os centros espíritas, os terreiros de macumba, todos os lugares das trevas tem que saber que há um Deus nesta igreja e que Ele é o Único, o Soberano, o Verdadeiro. Há um Deus na tua família, na tua casa, no teu local de trabalho, no teu escritório, nos teus negócios.
Diz que os lugares celestiais todos tem que saber por nós, pela igreja, através da radio, da TV, pelo folheto, pelo site, pela página do FB, e pela instrumentalidade da nossa vida. Deus nos usa para realizar os seus planos. Isto é uma realidade muito elevada, amados. Todos os poderes tem que nos conhecer, sejam principados ou potestades, por isso não podemos nos calar. Deus está dizendo para eu instar, para eu insistir. Tem que mudar alguma coisa e só mudará se o povo de Deus se levantar. Nós temos o ministério da reconciliação.
2Coríntios 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
É isto que Deus quer. É por isso que ele nos chama de embaixadores em nome de Cristo.
Embaixadores –>Grego = Presbeuomai –> Enviados de Deus, representantes de Deus, mensageiros especiais de Cristo.
Olha só o que você é, meu irmão, minha irmã. Não olhe pra você e diga – eu não presto, não valho nada, eu sou pó da terra… Não faça isso mais! Você é um embaixador em nome de Cristo, você é enviado de Deus. Enviado de Deus para a tua família, pros teus amigos, pros teus colegas, para o teu bairro, para aquelas pessoas que Deus vai colocar na tua vida, você é o representante de Deus, você é um mensageiro especial, você tem uma mensagem especial que vem do céu para as pessoas que te cercam.
Você é um embaixador, e o embaixador constrói pontes entre o seu país e o país onde ele reside. Leva as pessoas a compreenderem a necessidade de terem Jesus como Senhor. O embaixador tem que ser um habilidoso diplomata. Nosso embaixador lá nos EUA, ele tem de mostrar que o Brasil é o melhor país do mundo, que é uma maravilha, que não tem problema, que aqui todo mundo é honesto… não, isso seria o mau diplomata.
O embaixador tem uma mensagem, e através da sua conduta e das suas convicções fortes, ele é o embaixador de Cristo. E o embaixador espiritual, que nós somos, tem que ser muito paciente com a cegueira humana. Quando Deus abrir os teus lábios para encher com as suas palavras, você vai entender como é a cegueira humana, como é a pequenez dos homens. Eles não querem trazer um dízimo à igreja, depois gastam milhões em jogos, na prostituição, nas drogas.
Ao evangelizar, você tem de entender da cegueira humana, da pequenez dos homens. Tem que aprender a suportar as contradições, você tem de ter intimidade com Deus. Porque é como se Deus exortasse por nosso intermédio. E o que é exortar. Vem do grego, parakleo, convidar. Quer dizer que, por meu intermédio, Deus convida, Deus convoca, Deus apela, em nome de Cristo. Não é em nome do pastor da igreja.
Em nome de Cristo, reconcilia-te com Deus. Então, temos uma mensagem simples, como a graça de Deus é simples. Nós não temos que ficar explicando sobre o tabernáculo, sobre os bodes e cordeiros que serão sacrificados na entrada, depois o sangue é levado… Isso até pode ser explicado num seminário, mas não há interesse agora. Porque eis que vejo o dragão com sete diademas… isso não interessa, porque o problema é agora. As pessoas precisam de agora.
As pessoas precisam do conhecimento que nós temos de Deus, da salvação, do perdão, da reconciliação com Deus.. Nós precisamos ter amor às almas. Porque até esta quinta-feira eu não sabia destes detalhes que mostrei aqui – estamos aqui fazem quase 2 horas e já morreram quase 60.000 pessoas e 48.000 delas não tinham conhecimento sobre Jesus. E, quando chegar meia-noite de hoje, serão 700.000 pessoas que morreram. É por isso que temos de amar as almas, amados.
Eu sei que, às vezes, é duro. Quando eu insisto, ensino, falo novamente – olha o seu dízimo, a sua oferta, esta palavra precisa correr o mundo. Porque esta igreja tem esta missão. Eu não quero saber se os outros não estão fazendo. Tem aquela historia de uma grande ressaca no mar, e milhares de estrelas-do-mar foram jogadas na praia e estavam ali morrendo. Mas veio uma menina e pegava estrelas e jogava de volta ao mar. Passou um homem e disse que aquilo era besteira, que, mesmo salvando algumas, a maioria ia morrer mesmo, porque eram milhares que estavam na areia se debatendo sem água.
Amados, nós não podemos aceitar esse tipo de atitude deste homem. Da pessoa que diz – que adianta evangelizar, se há milhões de pessoas morrendo todos os anos, há milhões que já morreram e outros que vão morrer, às vezes, bem à nossa frente. Não podemos aceitar isso. Porque um programa de rádio, uma mensagem pela TV, um site com palavras bíblicas, uma página no FB com um convite para o culto, um folheto distribuído, um cd de mensagem, isso pode ser a palavra da salvação se manifestando numa vida. E, mesmo que seja numa vida só, é alguém que também vai começar a testemunhar o nome de Jesus, mais um embaixador. Diz que Cristo roga por nosso intermédio – reconcilia-te com Deus.
1Pedro 4:10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Sirva conforme o dom. Você pode ter dom pra falar, pra pregar, pra cantar, pra louvar, pra dançar.
A igreja Cristo Vive tem 500.000 mensagens na internet, no youtube, no fb, em sites das igrejas, porque o nosso ministério é multiforme na graça de Deus. Nós sabemos ensinar sobre detalhes que nunca o evangelho conheceu neste país. Mas nós temos que servir, porque diz em…
Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Jerusalém, a cidade. Judeia, o estado. Samaria, outro país. E até os confins da terra. E durante os cultos da sede, estamos em 123 países. Mas cada minuto que passamos aqui morreram 500 pessoas.
E depois de 2 horas de culto já morreram 60.000 pessoas, 80% delas sem terem ouvido o evangelho.
E a igreja fica como? Amados, nós somos testemunhas de Jesus. Recebemos poder do Espírito Santo para sermos testemunhas. E quantas vezes você se calou, quantas vezes eu me calei?
– Bispo, eu não fiz curso de teologia, eu não tenho estudo….
– Amado, não precisa nada disso. Conte o que Jesus fez na tua vida. O teu testemunho é a maior e a melhor mensagem do evangelho que você pode passar a outras pessoas. O teu testemunho, o que Deus fez na sua vida, como era a sua vida entes de ser de Jesus, como é agora que você tem Jesus, é isso que você tem de contar.
Deus quer usar você, ele quer o povo deste ministério como mensageiros. Porque há milhares e milhares de vida sem esperança, aflitas, exaustas, apavoradas, vergadas pelos problemas da vida. Casamentos corroídos, pessoas sem paz, cativadas e cativas pelo inimigo, com medo de Deus, medo do diabo, medo de perder o céu, e medo de ir pro inferno. Um peso insuportável que a pessoa chega a se suicidar. E Jesus vem e diz – Meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Veja, que vida leva uma pessoa, às vezes, até um chefe de família, que precisa encher a cara, ou alguém que fuma, bebe, injeta pra ficar bem, para fugir dos problemas da vida. Que horrível, Isso não é vida, é um inferno. A droga, o álcool, a prostituição, o aborto, os crimes, os distúrbios comportamentais, são muitas as feridas desse povo sem Jesus.
E o mundo questiona: – Onde está Deus? Deus existe? Se eu morrer agora vou pra onde? E então vem os crentes e dizem: – Pega este óleo, este sal, e esta garrafinha de água que a tua vida toda vai ser resolvida. São os lobos vorazes enganando os incautos. Mas nós temos a verdade libertadora, nós servimos ao Deus Vivo. E HOJE, temos que assumir um compromisso, mas não é comigo, nem com o nosso apóstolo, é com Deus: – Até o final deste ano eu vou me reproduzir em 5 pessoas, ou vou trazer 5 almas para a igreja, para que conheçam o Deus que eu conheço.
Amados, quantas empregadas domesticas crentes deram seu testemunho de vida transformada ao seu rico patrão, a sua riquíssima patroa, e viram a pessoa dizer: – Puxa! Eu queria ter o que você tem. Ou você pensa que a pessoa que tem muito dinheiro tem muito de tudo!? Ou você pensa que a pessoa que tem posição social tem tudo? Se não tiver Jesus não tem nada.
Amados, nós precisamos firmar este compromisso com Deus – Senhor, eu vou me reproduzir em 5 pessoas. Eu vou chegar ao final de 2015 podendo dizer – Eu não me calei, eu falei do teu nome, eu falei do que o Senhor fez na minha vida. Olha, há filhos que nunca viram os pais evangélicos dar seu testemunho dentro de casa. Você vai ter disponíveis folhetos da igreja para ter na sua casa, no carro, no local de trabalho, na sua pasta de vendedor, e assim você pode convidar as pessoas para virem à igreja. Porque a nossa igreja tem uma origem, uma essência, tem um DNA de Deus, aqui tem Deus. É uma igreja santa!
Você tem que amar as almas. Lá fora há multidões exaustas, aflitas. Você tem familiares, amigos, colegas, vizinhos, que podem estar exaustos e aflitos. Nós temos que ser ganhadores de almas. A vida hoje não tem mais valor pra nada. Os criminosos chegam pra roubar qualquer coisa, qualquer valor e, mesmo levando o que querem, matam por matar. Matam porque não tem Jesus.
Então é hoje. O teu sms, o teu fb, a tua internet, o teu instagram, o teu telefone, o teu whatsapp, o teu youtube – use os meios de comunicação pro bem e não para atacar, para acusar, para desfazer. As pessoas usam a internet pra dizer que tomaram uma que desce redondo, uma boemia, uma devassa, mas não falam de Jesus. O diabo quer trevas porque é nas trevas que ele manipula as pessoas. Mas de nós vai sair a luz que acaba com as trevas, porque nós somos luz deste mundo.
O teu testemunho tem que ser reproduzido com ousadia, com intrepidez, como Paulo dizia – eu não me envergonho do evangelho. Eu acredito que você vai se reproduzir em 5. Você tem 8 meses, daqui ao final do ano pra falar a alguém. Você vai contar o seu testemunho e isso vai mexer com as pessoas, porque você fala e o Espírito Santo age pelo seu testemunho de vida. Esta é a nossa missão.
Tito 2:14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
Somos um povo exclusivamente de Jesus, povo de propriedade exclusiva de Deus. E um povo zeloso de boas obras, porque foi para isso que Deus nos criou. Diz em…
Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Eu quero terminar lhe dizendo – eu quero muito que você seja um entusiasta da evangelização. Um entusiasta de confessar a sua fé, um cooperador de Deus que dará o seu testemunho.
Provérbios 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.
Você tem um modelo de vida que tem sentido. Você tem um testemunho, você é salvo, você tem de atrair pessoas para Jesus, você tem significado de vida e tem de ajudar pessoas e encontrar o seu significado de vida, você tem de levar pessoas a Cristo. Você tem de ser um instrumento de Deus. E não existe coisa mais gloriosa do que ser um instrumento de Deus. Porque você reflete a glória de Deus na sua vida e as pessoas veem essa glória e Deus age nessas pessoas.
O seu testemunho reflete esta glória do Deus Vivo para outras pessoas. Por isso, não se cale, o mundo precisa de nós. Há milhares de pessoas que precisam ser despertas para a salvação. Em nossa cidade, são aproximadamente 200.000 católicos romanos que não conhecem a verdade da salvação. E somos em torno de 80.000 evangélicos reunidos em mais de 300 templos na cidade.
Veja, a cada minuto que estou vivendo aqui, e você vivendo aí no seu lugar, 500 pessoas morreram.
E nós que recebemos dons de Deus, habilidades, o que fazemos? O seu testemunho não tem nenhum igual no mundo. Lembre-se – a tua historia é o instrumento de Deus a salvação de vidas. Que o Senhor nos ajude e que você se disponha a ser instrumento dele. Para glória de Deus.
Assim Seja, porque assim disse o Senhor.