Casa Sobre a Rocha – Zelo Extremo Pelo Pacto da Graça de Deus

Zelo Extremo Pelo Pacto da Graça de DeusTemos agora 50 minutos para aprendermos com o Espírito Santo, e sermos pastoreados, ensinados, equipados com a sabedoria e o conhecimento de Deus. 

1Reis 19:14  Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. 

Este capitulo 19 de 1Reis é muito instigante porque Elias, o profeta, acabara de derrubar e matar 450 profetas de Baal. Teve uma vitória esplendorosa, sobre o ocultismo, sobre os servos do diabo que estavam tentando enganar o povo de Deus. E, de repente, no dia seguinte, uma mulher chamada Jezabel lhe manda um recado e diz – Profeta Elias, o que aconteceu com os profetas de baal vai acontecer contigo. Eu vou te matar. Você vai morrer. E diz que Elias correu pro deserto, deitou-se debaixo de uma árvore e disse – eu não sou melhor que meus pais, eu quero morrer.

Isto aconteceu um pouco antes da leitura que fizemos. E eu começo lhe dizendo que, curiosamente, há um fato que precisamos entender: Sempre que há um sinal de que uma grande vitoria vai chegar na nossa vida, uma grande conquista, um grande alvo, sempre existe uma árdua e penosa luta. Não há vitoria sem luta.  Mas o curioso também, que nos mostra este texto, é que depois de uma grande vitoria, uma grande conquista, não sei porque, mas o ser humano passa por um stress. E muitos, que querem uma grande conquista, quando a conseguem, até desaparecem da igreja.

Isto aconteceu com o profeta Elias, teve uma luta tremenda, acabou com 450 profetas de baal. E no dia seguinte ele estava num stress, cansado.  E quando o ser humano está estressado, cansado, um monte de bobagens passa pela cabeça, a pessoa não reflete direito.  Elias queria morrer. Mas veio um anjo e lhe disse – Elias, come bastante porque a tua jornada será longa.  Ele sai dali, vai se esconder numa caverna e, novamente, a voz de Deus lhe fala: – O que você está fazendo nessa caverna?  E Elias responde, conforme está no versículo 14…

Sabe de uma coisa, essa historia se repete. Assim como no AT, quando o povo judeu deixou a aliança que Deus tinha estabelecido com ele, essa situação se repete nos dias de hoje. A Bíblia deixa claro que existe um pacto de melhores e superiores promessas e você vê a igreja de Jesus longe da aliança. Derrubando altares, trazendo pra dentro dos ministérios, o sistema do mundo, a musica do mundo, a corrupção da política, um caos. Não matam literalmente na carne, mas, quando uma voz profética se levanta, o mundo inteiro acusa, jogam a espada, e a sensação é a que o nosso apóstolo teve em 1986. Ele achava que era uma voz do deserto sozinho.

E veja o ponto decisivo, crucial, que Elias falou – Senhor, eu tenho sido em extremo zeloso com o Senhor dos exércitos.  Ele estava dizendo que era extremamente zeloso com a aliança que o povo abandonou, que o altar que o povo abandonou.  E este assunto do zelo foi tratado pelo apóstolo na nossa convenção regional sul. Zelo, do original grego, zelos, quer dizer, ardor, devoção, cuidado, intensidade. Elias estava dizendo que tinha um ardor, uma devoção pelo Senhor, pela aliança. Ele tinha um cuidado, uma paixão. E eu quero que você olhe para mim e veja um homem zeloso pela graça de Deus. E quero mais do que isso – que todos nós sejamos zelosos em extremo com o pacto da graça de Deus. Eu preciso que você seja zeloso, ardoroso, cuidadoso, devotado, intenso, apaixonado, que você se agarre a esta graça maravilhosa.

Porque Deus levantou o profeta Elias para ser a voz que faria o povo voltar à aliança. E Deus fez também com o nosso ministério. Deus levantou o nosso apostolado para clamar ao povo do Brasil e do mundo que volte a ter zelo pelo Novo Pacto, que a igreja tradicional abandonou. Que voltem a honrar o altar, sabendo da importância dele, que a maioria dos ministérios derribou. Que tenham ardor com o seu culto. Porque, se não houver esse zelo, esse ardor, essa devoção, essa intensidade, você vai ser um crente tico-tico-no-fubá – um dia bem, o outro, mal; um dia com Deus, o outro, com o diabo; um dia salvo, o outro, não é salvo; um dia no inferno, o outro, no céu.

Não podemos amar a Deus diferente. Eu só tenho de saber amar a Deus com ardor, com intensidade, com paixão, com devoção. Eu não posso vir aqui e louvar de qualquer forma, ouvir a palavra de qualquer jeito, nem ficar indiferente a tudo o que está acontecendo aqui. Nós aqui não derrubamos altares.  Então, Elias está lembrando a igreja do século 21 que temos de ter um zelo, um ardor, uma devoção, um cuidado que não se encontra na lei. Veja o que ele diz – eu fiquei só, e essa gente aí fica derribando altares, esqueceram da aliança, mataram os profetas e querem me matar também.  Ele pensava que estava só.

Foi assim com nosso apóstolo, quando, entre 1986 e 1990, ele começou a pregar a graça de Deus, muitos líderes evangélicos se levantaram contra ele nas rádios e na TV, dizendo que a verdadeira predestinação não era a do Miguel Ângelo.  E ele se sentiu como uma voz no deserto, sozinho.  Ele ensinava que aqueles que Deus conheceu de antemão também predestinou, chamou, justificou e glorificou – e a turma do outro lado dizia – isso é espiritismo.

Ele dizia – ninguém pode apagar o teu nome do livro da vida, nem Deus. E diziam que ele era falso profeta. Sabe por que?  Porque a igreja ai fora está dividida, enferma, desunida. A guerra das denominações pelo poder, a qualquer custo, faz parecer que o Corpo de Cristo está dilacerado. O judaísmo está tomando conta de lugares onde começaram a usar solidéu, e barba, e véus, e mantas, se prostrando exatamente como faz o judaísmo. E, às vezes, dá a impressão que estamos sozinhos. Mas o Senhor disse a Elias em…

1Reis 19:18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

Nesta cidade e neste país há gente que recebeu a revelação da graça de Deus, gente que não se dobra a satanás, gente que não beija a boca do diabo.  Nós não somos apenas 7.000, somos milhares e milhares ao redor do mundo inteiro. E hoje tem até padres que dizem – abençoado. Tem muita gente que está entendendo que precisa se zeloso com o pacto da graça de Deus. O pacto da graça de Deus é que gera a unidade da igreja.

Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

Ser cristão não é viver de qualquer jeito, mas viver de modo digno da vocação a que fomos chamados. Ou você é zeloso, ou o mundo te engole, te passa a perna, te derruba. Temos que ser crentes radicais, pão-pão, queijo-queijo – modo digno da vocação. Foi Deus que, no meio de bilhões de pessoas, escolheu os seus vasos de honra, os seus escolhidos, seus predestinados.  Pra que?  

Pra derribar os altares?  Pra fazer da igreja curral eleitoral?  Para se submeter a verbas escuras e escusas? Andar de modo digno da vocação.  Os teus vizinhos, colegas, amigos, tem que ver a dignidade dessa vocação na tua vida, porque você foi chamado por Deus. Você não está aqui por causa dos meus lindos olhos.  Você está aqui por Deus. Você vê, a dona Úrsula vem todos os meses lá do interior de Benedito Novo para participar do culto ao Senhor, em graça.  Porque sabe que este ministério vive da aliança verdadeira da graça, que está fazendo a última reforma protestante.

Efésios 4:2 … com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

Tudo isto é parte da vocação que temos. Tem gente que tem vocação para médico, advogado, jogador de futebol, mas nós temos uma vocação celestial. Por isso, temos que lutar pela unidade da igreja, pela comunhão da igreja. Então saiba que não existe coisa mais digna nesta terra do que você poder dizer – sou crente em Jesus Cristo. Não esconda isso. Não se envergonhe do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação.

Então, amados, neste ministério ninguém dobra o joelho a baal.  Aqui temos zelo pela palavra da graça de Deus. Esta igreja tem uma historia limpa e nunca se dobrou perante o sistema hipócrita e doente que se vive aí fora.  Elias pensava que estava só, mas Deus disse – Você não está só. E saiba eu aqui você é respeitado, aqui eu não mercadejo com você. Eu não fico olhando pro teu bolso, mas para a tua alma. Porque eu e você vamos viver juntos a eternidade.  

Porque um dia as portas se abrirão e Deus dirá – Foste fiel no pouco, entra. Sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu senhor.  E a mim, o Senhor vai dizer – Você vai responder por cada alma que eu coloquei lá na igreja Cristo Vive em Blumenau. Era a minha noiva, você m ostrou a verdade a elas, você orou por elas, você foi intenso com elas. Você foi ardoroso, sincero, honesto, tens uma promoção grande aqui.  Eu não quero ir pro céu para ficar varrendo corredor, eu quero estar diante do trono.

Quero fazer parte dos 144.000 que dirão – glórias para sempre ao Cordeiro de Deus, a Jesus, o Senhor, que venceu.  Porque eu não dou ouvidos a estranhos.

João 10:3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.

Amados, ele nos chamou pelo nome e nós temos que honrar esse chamado. Tenho que ser sincero com este chamado, porque tem gente que dá a vida por partido político cheio de corrupção, outros se matam por causa de um jogo de futebol. E os crentes? A maioria quer lá saber de Deus?  Querem que Deus resolva os problemas.  Tem gente aí fora que vai á igreja como quem vai à bruxa – copo de água, sal, óleo, florzinha, fitinha – isso é aliança com Deus, isso é cristianismo? Ou é baal?

João 10:4-5  Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 

João 10:6  Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.

Então, é pela vontade de Deus que estamos aqui, é porque ele nos trouxe, é porque lhe reconhecemos a voz, e não damos ouvidos a estranhos.  Porque ele é a porta das ovelhas. Bem, começamos a tratar de zelo e depois eu disse – assim como Elias, teve uma grande vitoria, uma grande luta e depois caiu numa prostração, num stress.  Grande parte dos ministérios se cansa. Acham que estão sozinhos, abandonados. Mas não estão. Porque o chamado é de Deus. Se ele te chamou quem tem de cuidar da tua vida é Deus.  Agora veja que interessante….  

Romanos 10:1,2 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.

Eles tem zelo, tem ardor, tem cuidado, mas eles não compreendem o que é o novo pacto, o que é a nova aliança.  

Romanos 11:1 Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 

Romanos 11:2  Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:

O que vimos lá no AT, agora Paulo repete aqui no Novo Pacto. 

Romanos 11:3-4  Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal. 

Romanos 11:5-6  Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.

Nós não podemos ser zelosos com o pacto da lei, porque esse é um zelo sem entendimento. Nós temos que ser zelosos com o pacto da graça. Porque se não é por graça, é por obras. E se é por obras não é graça. Então, quero lhe ensinar agora que existe um zelos correto e um zelos sem conhecimento.  Veja como Paulo fala aos gálatas… 

Gálatas 1:14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

Este zelo é o zelo da lei, um zelo sem conhecimento. Paulo estava dando testemunho do que era a vida dele antes de conhecer o pacto da graça de Deus. É o zelo dos sacrifícios, das abluções, comida, bebida, vigília, jejua, sacrifica, paga o preço, tradições dos homens. É um zelo humano, carnal. Este não é o certo.  

Atos 21:20  Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei;

Eu tenho que ser honesto com você.  Imagine uma pessoa que passa 3 dias sem dormir, e jejua, e paga o preço, isso é ardor, ela é zelosa, tem devoção, mas é uma devoção carnal, sem conhecimento. É a devoção da lei, esta é carnal, não serve. 

Romanos 10:3,4 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

Nós não podemos ser zelosos da lei, porque Jesus pôs um fim á lei – o fim da lei é Cristo. Então para que ter zelo com as coisas da lei?  Amados, eu subi ao monte do cachorro e fiquei 4 noites sem dormir, e jejuei, e orei muito, eu estou buscando poder – este é um zelo desnecessário, incorreto. E o zelo correto?  É o zelo com conhecimento. Eu sei porque eu estou aqui, eu tenho entendimento porque eu sou dizimista, porque eu tenho obrigação de vir à igreja, eu tenho conhecimento de um pacto melhor e superior.  Veja o zelo correto…  

Hebreus 8:6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Não é mais a aliança antiga.  Agora a aliança está baseada em superiores promessas.  

Hebreus 8:7-8  Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,

Quer dizer que aquele zelo extremo que Elias disse que tinha com Deus, com a aliança, com o altar, aquilo tudo era da lei.  Agora temos que ter zelo pelo altar da graça, pela palavra da graça, pela palavra que Deus disse – eu firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.  

Hebreus 8:9  não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor.

Veja, toda vez que se quebra a aliança, Deus diz – não me peça nada, não me procure, porque você quebrou a aliança.  

Hebreus 8:10  Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.  

Hebreus 8:11  E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.

Desde as crianças até o ancião, todos me conhecerão. – Então, bispo, como é que se vive este novo pacto, não é um zelo normal que, às vezes, vacila… – Pois é, tem que ser um zelo ardoroso, convicto, devotado, cuidadoso, apaixonado.  

Colossenses 1:9-12 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

Veja o que é o pacto da graça.

Colossenses 1:10  a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

Segunda vez que o Senhor fala – viver de modo digno.  

Colossenses 1:11-12  sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

Diga – Senhor, eu te dou graças, porque me fizeste idôneo à parte que me cabe da herança dos santos na luz. É a esse pacto que tenho que ser zeloso. Porque o que Elias disse em 1Reis é que nós temos que ter o mesmo sentir dele, o mesmo cuidado, o mesmo amor, dedicação, perseverança, ousadia, intrepidez, consistência.  Porque, quando você é zeloso, tem cuidado com a palavra que sai da tua boca, com o teu testemunho, veja o que diz em…

1Samuel 9:6 Porém ele lhe disse: Nesta cidade há um homem de Deus, e é muito estimado; tudo quanto ele diz sucede; vamo-nos, agora, lá; mostrar-nos-á, porventura, o caminho que devemos seguir.

Esse é o meu trabalho, mas é seu também. Vão ter de dizer – nesse prédio tem um homem de Deus, nessa escola tem uma mulher de Deus, nessa rua tem uma família de Deus, nessa oficina, nesse consultório, nesse escritório. E esse homem, essa mulher de Deus, eles são muito estimados, eles não são encrenqueiros. Porque os da lei são encrenqueiros, pois a lei suscita a ira. E diz que eles mostram o caminho. Só sabe mostrar o caminho quem é ardoroso, devoto, fiel.

E nós temos um compromisso com a última reforma protestante. Temos um compromisso de lutar pela fé evangélica. Pra isso temos de ter um zelo extremo pela graça de Deus, zelo pela verdade. E por que falo de zelo pela verdade?  Porque hoje em dia tem um monte de igreja que se chama graça, mas que não é graça nenhuma. Tem igreja que chama de abençoado, eleito, escolhido, e depois corre sal, óleo, jejum, e continuam derrubando os altares e longe da aliança.   Fingimento, imitação da graça. Isso já acontecia no AT. 

Êxodo 7:10 Então, Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente. 

Êxodo 7:11  Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas.  

Êxodo 7:12  Pois lançaram eles cada um o seu bordão, e eles se tornaram em serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles.

Tem gente imitando nosso ministério… vamos dizer abençoado também… mas a verdade é que prevalece.  Arão lançou seu bordão e ele se transformou em serpente. Os sábios e encantadores do Egito fizeram o mesmo com seus bordões. Só que o bordão de Arão, que era a verdade, devorou a mentira do ocultismo. E vou dizer uma coisa – não dá pra imitar a graça. Só quem é da verdade e da graça é salvo. Não dá pra imitar a serpente.  Porque a graça devora o bordão do ocultismo.

Quando você tem zelo pela graça, quando você tem conhecimento e discernimento, a verdade devora a mentira, a verdade é libertadora. Jesus disse – conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Há muita gente lançando bordões por aí, imitando a serpente do bordão de Arão. Mas o bordão de Arão, que é a verdade da graça, devora as imitações.  Veja Paulo falando sobre isso. 

Atos 22:3 Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.

Paulo estava dizendo – antes de eu ter Jesus, eu era discípulo de Gamaliel, eu seguia á risca o que a lei dizia. Mas este não é o nosso zelo.  Paulo que foi o arquiteto da sã doutrina, mostra o zelo correto. 

1Coríntios 3:10-11 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 

1Coríntios 3:12  Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 

1Coríntios 3:13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 

1Coríntios 3:14-15  Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

Tem muita gente salva através do fogo, salva porque tem Jesus, mas pelo fogo, sempre sofrido, a vida sempre mal, pagando o preço, porque a pessoa se fundamenta em madeira, palha e feno. Mas, quando o fogo vem a alguém que não é madeira, palha e feno (garrafinha de água, óleo, madeira da terra santa, fogueira santa), é a pessoa que está sendo educada com profundidade. Porque ouro, prata e pedras preciosas não estão por cima da terra, tem que cavar, tem que ir fundo, tem que vir à igreja, tem que estudar, tem que aprender, tem que aprender a louvar, a cantar, aprender a viver de modo digno da vocação. E isso se faz com ardor, com zelo. 

Salmos 119:139 O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

O salmista tinha um ardor, mas os inimigos dele não sabiam da palavra. E o que Deus diz a respeito dessa gente que tem zelo mas não tem conhecimento? 

Romanos 11:7-8 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. 

Romanos 11:9-10  E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

Quem não tem olhos iluminados tem espírito de entorpecimento, tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve. É assim que a lei vive. Quanta gente que veio aqui, com quanta gente eu gastei tempo e palavras para ensinar e falar da graça. E quantos estão aqui?  Todos se foram pra lei, porque acharam mais fácil lá. Tem até um que se tornou pastor e vive zeloso da lei, abandonou todo o conhecimento que ganhou aqui de graça. Tem zelo mas sem o mínimo de conhecimento. E o zelo sem conhecimento gera o que? Escravidão.

Então, no meio desta confusão religiosa, temos que ter um zelo ardorosa com o pacto da graça de Deus.  Eu quero que você faça um pacto comigo hoje, porque você sabe, um pouco de fermento vai  levedar a massa toda. Se eu deixasse muitos pastores gostariam de vir aqui pregar e ganhar dinheiro, ensinando 7 passos para vencer o diabo. Mas eu tenho cuidado com este altar e com esta palavra da graça de Deus.

Eu sou zeloso com a graça porque nós fomos predestinados para isso. Nós conhecemos os mistérios completos da graça. Nós estamos livres na graça. Esta igreja não troca a verdade por nenhum prato de lentilhas. Esta igreja não come alfarrobas de porco.  Nós fomos edificados casa espiritual, provamos os dons celestiais, o Espírito Santo mora em nós. E Paulo disse em… 

Filipenses 1:27-30 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;

Veja, pela terceira vez, Deus fala – vive de modo digno – não é o que se vive aí fora. Não há um órgão de governo que respeite a igreja de Jesus neste país, por causa das mentiras. Mas nós somos zelosos porque conhecemos a verdade, e pregamos somente a verdade. Queremos ter a consistência de um vida espiritual verdadeira. Vivendo de modo digno do evangelho.  

Filipenses 1:28  e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.  

Filipenses 1:29-30  Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

É um combate viver a vida evangélica. Só se vive com extremo zelo, amados. É um combate. Todo dia tem novidades nos meios de comunicação – esta garrafinha com água dos 3 elementos, quando você bebe, ela vai até o câncer e arranca… e tá lá o povo com a água. Outro dia é o enxofre… coma enxofre, e todo mundo come enxofre. Depois é a cruz santa, depois o tecido da prostituta Raabe, depois a pedrinha que Davi lançou contra Golias.  E, nisso tudo, onde fica a dignidade de Cristo?

Eu queria ver na minha Bíblia, Jesus chamando uma multidão e dizendo – hoje tem fogueira santa, venha beber desta água que eu trouxe do Jordão (mas que foi comprada ali no supermercado…)… Eu queria ver Jesus dizendo – venha passar nesta porta de madeira da prosperidade e você vai prosperar muito na vida.  Tome banho com este sabonete abençoado pra ser salvo, penteie o teu marido com este pente santo e ele vai ser salvo…. e se o marido for careca?  Então é um combate e Deus nos chamou para este combate.  Que baita privilegio, tchê!  

2Coríntios 11:1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois.

Eu cuido, eu sou ardoroso, eu sou apaixonado com o mesmo zelo de Deus.  Esta palavra zelo, no original, quer dizer também ciúme.  Mas não é ciúme doentio, é que Deus não divide sua glória com ninguém.  O Espírito Santo tem ciúme de nós, ele zela por nós. Ele não quer você fiel ao pacto da graça e depois jogar o bordão e devorar o bordão dos ocultistas e depois você em casa lá consultando horóscopo – peixe virgem, touro com câncer, escorpião gêmeo do leão… sei lá o que tudo.  Deus não quer isso, ele tem ciúme de você.

Ele não quer você aqui e outro dia lá num missionário que trouxe o óleo do dedo de Deus.  Ele foi lá em cima de helicóptero e tinha um óleo e Deus disse – é esse óleo… Sexta feira o missionário tem o óleo do dedo de Deus… mas era óleo do motor avariado do helicóptero.  Amanhã vamos ter sal do mar morto que cura até panarício incurável … Amados, não é mole, é um combate.  Mas eu zelo por vós. 

2Coríntios 11:2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.

Então não são dois. 

2Coríntios 11:3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 

2Coríntios 11:4  Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. 

2Coríntios 11:5-6 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos. E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento; mas, em tudo e por todos os modos, vos temos feito conhecer isto.

Então, Paulo afirma – cuidado com outro Jesus, outro Jesus e outro evangelho. Olha, tem gente com formação superior, doutores, que vão a esses lugares que se chamam igreja e não são, e se mandam comer sal, comem; se mandam beber água do Jordão, bebem; mandam comer enxofre, comem; mandam beber oleo, bebem; mandam fazer corrente, fazem; mandam fazer fogueira, fazem… Não sei onde estão com a cabeça, porque não veem nada acontecer na vida e continuam fazendo. As pessoas estão lá literalmente enganadas, ludibriadas, enfeitiçadas.

É o ocultismo das varas dos ocultistas que se transformam em serpentes como a vara de Arão. Tudo para confundir o faraó.  Porque Deus mandava fazer o certo, e a imitação do diabo fazia o mesmo. Só que a vara de Arão engoliu as serpentes enganadoras.

Então, para terminar, eu queria que você agora, no seu lugar, fizesse um pacto, uma aliança com o Senhor. Meu Deus, eu vou ser zeloso, ardoroso, cuidadoso, intenso com esta graça. Não vou deixar misturar lei, fermento, eu não quero decair da graça, eu não quero me desligar de Cristo, eu não quero ser enfeitiçado pelo sistema. Eis-me aqui, Senhor, eu zelo com a tua obra, com a tua graça, com o zelo que Deus tem., com o cuidado que Deus, com o amor que Deus tem, com a fidelidade que Deus tem.

Assim Seja, assim disse o Senhor.

Um Presente Para Você

Deixe um comentário